.: Laboratório de Magnetismo e Campo Elétrico e Magnético - Lamce :.
Laboratório de Magnetismo e Campo Elétrico e Magnético - Lamce
O Laboratório de Magnetismo e Campo Elétrico e Magnético (Lamce) assegura rastreabilidade nacional às grandezas Intensidade de Campo Elétrico e Densidade de Fluxo Magnético através da manutenção de padrões para essas grandezas e da prestação de serviços de calibração a Laboratórios integrantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC) e empresas geradoras, distribuidoras e consumidoras de energia elétrica, bem como prestadoras de serviços.
O Laboratório tem a meta da plena rastreabilidade para a grandeza Densidade de Fluxo Magnético que poderá ser reproduzida, sem necessidade de padrões materiais, pelo fenômeno da Ressonância Magnética Nuclear. Neste caso, o processo será aplicado a prótons de hidrogênio em amostras de água. As referências serão obtidas em campos magnéticos estáticos, com previsão de abrangência na faixa de 2 μT a 2 T e incertezas menores que 0,1 %. Em uma segunda etapa, essas referências deverão ser transferidas, por procedimentos metrológicos específicos, a campos magnéticos alternados, com previsão de valores na faixas de 1 nT a 10 mT, frequências de 10 Hz a 10 kHz e incertezas menores que 0,5%.
A atual estrutura do Laboratório, fundamentada em padrão primário para Campo Elétrico e referência rastreada no exterior para Campo Magnético, atende às exigências de calibração de medidores usados na monitoração e controle da exposição de pessoas
As figuras 1, 2 e 3 ilustram os 2 sistemas de referência utilizados para calibração da grandeza campo magnético e a figura 4 ilustra o arranjo do sistema de referência de campo elétrico.
Sistemas de Referência de Campo Magnéticoong>
Sistema de referência - Bobina com eixo único
Um conjunto de geração de campo uniforme formado por bobina de Helmholtz de geometria quadrada, fonte de corrente excitada por gerador de sinal senoidal;
Um sistema de medição de corrente, composto por resistor padrão, multímetro de 8 ½ dígitos e software de amostragem digital.
Figura 1 - Sistema de Referência de Campo Magnético
Bobina de Helmholtz eixo único
Sistema de referência - Bobina triaxial
Um conjunto de geração de campo uniforme formado por três bobinas de Helmholtz ortogonais de geometria quadrada e fontes de corrente excitada por gerador de sinal senoidal;
Um sistema de medição de corrente, composto por resistor padrão, multímetros de 8 ½ dígitos e software de amostragem digital.
Figura 2 – Bobina de Helmholtz triaxialan>
Figura 3 - Sistema de Referência de Campo Magnético - Bobina triaxial
Sistema de Referência de Campo Elétrico
Um conjunto de geração de campo uniforme composto por capacitores de placas de alumínio paralelas e quadradas de dimensões 1500 x 1500 x 12 mm; multímetros digitais com 8 ½ dígitos, divisores resistivos de alta exatidão e software de amostragem digital.
Figura 4 - Sistema de Referência de Campo Elétricoan>
Linhas de Pesquisa
- Sensor de efeito Hall para Densidade de Fluxo Magnético.
- Sensor de Campo Elétrico.
- Ressonância Magnética Nuclear.
Serviços
Consulte o site com o seguinte endereço
http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/servicos/calibDiele.asp#Lamce
Contato Técnico
Ademir Martins de França
Responsável pelo Laboratório de Magnetismo e Campo Elétrico e Magnético (Lamce)
Endereço: Av. Nossa Senhora das Graças, 50 -Xerém
Duque de Caxias - RJ - CEP: 25250-020
Tel: (021) 2679-9755
Fax: (021) 2145-3410
Email: lamce@inmetro.gov.br
|