.: Laboratórios de Metrologia Acústica, Ultra-Som e Vibração :.

Laboratório de Ensaios Acústicos - Laena


Principais Atividades

Calibração de fonte sonora de referência em câmara reverberante. Medição de ruído ambiental e de trabalho (ocupacional). Medição de coeficiente de absorção sonora em tubo de impedância com dois microfones, em câmaras reverberantes e in situ. Medição de emissão de potência sonora em câmara reverberante, em câmara semi-anecóica e in situ.  Medição de tempo de reverberação de salas. Medição de parâmetros de qualidade acústica de salas. Medição de ambientes de ensaios audiométricos, cabine de isolamento sonoro e ruído de fundo.

Unidades

O Laboratório de Ensaios Acústicos (Laena) é responsável pela estabilização, validação, manutenção, reprodução e disseminação da unidade de potência sonora (dB ref. 10-12 Watt).

Padrões Nacionais de Medidas

Fontes sonoras de referência são calibradas de acordo com a norma ISO 6926. De acordo com essa norma, calibrações em ambas câmaras reverberante e semi-anecóica são possíveis. Laena usa preferivelmente o método da câmara reverberante porque é o mesmo método usado pelos laboratórios secundários de ensaio e a segunda requer montagem de um piso rígido dentro da câmara anecóica. Para intensificar a difusão do campo sonoro, a câmara reverberante não-retangular é equipada com painéis adicionais de reflexão suspensos. A faixa de freqüência para calibração é de 100 Hz a 10 kHz e o nível de potência sonora é determinada na banda de terço de oitava como um nível total não ponderado ou nível total ponderado-A.

O padrão nacional de medida para potência sonora em campo difuso inclui a câmara reverberante, instrumentos para medição de pressão sonora em campo difuso, equipamento e software para processamento de dados.

O uso dos calibradores sonoros previamente calibrados pelo LAETA fornece conhecimento da sensibilidade de cada canal em medição e determina as medições de pressão voltadas para as quantidades mecânicas e elétricas. Verificações elétricas e o uso dos dados de referência padronizados podem ser usados para verificar o software usado para o processamento de dados.

Disseminação

A medição de potência sonora pode ser executada tanto diretamente quanto por comparação com uma fonte sonora de referência cuja potência sonora radiada foi determinada por calibração. Laena calibra fontes sonoras de referência de laboratórios de ensaio e pode adicionalmente realizar ensaio de qualificação de suas câmaras reverberantes usando uma das fontes sonoras de referência do Inmetro.

O coeficiente de absorção de pequenas amostras de materiais é medido pelo Laena em tubos de impedância pelo bem conhecido método de ondas estacionárias (ISO 10534 parte 1) ou pela função de transferência ou método de 2 microfones (ISO 10534 parte 2).

Os coeficientes de absorção de grandes amostras de materiais e painéis são medidos pelo Laena na câmara reverberante de 226 m³ pela comparação do tempo de reverberação na câmara com e sem o material de absorção. Para medições in situ, um dispositivo de medição especial feito no próprio laboratório  é usado e a técnica de subtração de reflexão é aplicada. A faixa de freqüência coberta pelo sistema vai de 100 Hz a 5 kHz.

Características dos tubos de impedância do Laena

Material

Forma

Comprimento de bordo/ Diâmetro

Comprimento total

Limite inferior de freqüência

Limite superior de freqüência

1

aço

redonda

0,100 m

1,00 m

200 Hz

1250 Hz

2

aço

redonda

0,033 m

0,28 m

800 Hz

6300 Hz

3

plástico

redonda

0,075 m

1,00 m

20 Hz

1000 Hz

Tubos nº 1 e nº 2 são as partes originais que foram recebidas com os aparatos de onda estacionária B&K 4002. O tubo nº 3 foi criado internamente para permitir o uso do método 2-microfones.

Laena é usualmente requisitado para executar medições in situ para propósitos legais. Entre essas requisições são típicos, medições de exposição sonora no local de trabalho e medições de ruído ambiental. Nesses casos, rastreabilidade é obrigatória e Laena é chamado para garantir a confiança e a imparcialidade das medições.

Sistema de Medições

  1. Sistema para medição de potência sonora de fontes sonoras de referência em câmaras reverberantes (0,1 a 10kHz);
  2. Sistema para medição de potência sonora em câmara reverberante (programa sêlo ruído);
  3. Sistema para absorção sonora em câmara reverberante (f = 100 Hz a 5 kHz);
  4. Sistema para medição de absorção sonora em tubo de impedância (ISO 10534 parte 1 & 2);
  5. Sistema para medições de potência sonora in situ;
  6. Sistema para medições de absorção sonora in situ;
  7. Sistema de medição de tempo de reverberação em câmaras in situ;
  8. Sistema para medições de ruído ambiental / local de trabalho.

Projetos P&D do Laboratório de Ensaios Acústicos

  • Certificação acústica de prédios por avaliações in situ;
  • Medições acústicas de salas musicais ;
  • Desenvolvimento de sistemas d medição multi-canal para salas acústicas;
  • Comparações de medição de potência sonora de eletrodomésticos (programa sêlo ruído).