O Laboratório de Análise Inorgânica tem como missão contribuir com a disseminação da rastreabilidade ao Sistema Internacional de Unidades (SI) das medições de elementos inorgânicos e compostos organometálicos para garantir a confiabilidade dos resultados dos laboratórios analíticos no Brasil. O desenvolvimento e produção de materiais de referência certificados (MRC), organização de ensaios de proficiência e desenvolvimento de novos métodos analíticos são as ferramentas utilizadas pelo Labin para disseminar a rastreabilidade. No âmbito internacional, o Labin tem trabalhado para o reconhecimento da capacidade de medição do Brasil por meio de participação e coordenação de comparações internacionais e acordos de cooperações com Institutos Nacionais de Metrologia da Europa, Estados Unidos, América Latina e Ásia. Esses acordos têm permitido a transferência de conhecimento e aumento na confiabilidade das medições no país. O Inmetro, por meio das atividades desenvolvidas no Labin, possui o reconhecimento internacional de sua capacidade de medição de elementos tóxicos e essenciais em alimentos, biocombustíveis, águas, etc. A existência de infraestrutura e um sistema de rastreabilidade bem estruturado são requisitos fundamentais para garantir e aumentar as relações comerciais com país que possuem regulamentos cada vez mais restritivos a contaminantes. . InfraestrutraO Labin possui uma das infraestruturas mais completas na área de espectrometria atômica do país. O laboratório possui equipamentos com diferentes níveis de sensibilidade, o que permite caracterizar a composição de produtos e materiais em níveis de porcentagem até traços (nanograma por quilograma). Outra característica importante dessa central analítica é a disponibilidade de cromatógrafos para hifenação com os espectrômetros, fato que aumenta o espectro analítico dos equipamentos (especiação). Aliada a essa infraestrutura, o laboratório conta com equipamentos para tratamento e preparo de amostras. Atualmente o laboratório possui os seguintes equipamentos:
O laboratório conta ainda com um núcleo multiusuário de espectrometria atômica que atende instituições de pesquisas de diversas regiões do país.
Linhas de pesquisa do Laboratório:
Organização de Ensaios de Proficiência e Comparações InternacionaisO Labin organiza e coordena a ensaios de proficiência e comparações internacionais.:
Participação em Ensaios de ProficiênciaO Laboratório de Análise Inorgânica através da coordenação do Programa de Ensaios de Proficiência da Dimci (PEP-Dimci), realiza ensaios de proficiência no âmbito nacional. Nestes ensaios as amostras são preparadas e valores de referência são atribuídos aos analitos de interesse. São realizados os estudos de homogeneidade e estabilidade e as incertezas são declaradas de acordo com os guias ISO GUM e EURACHEM. Os seguintes ensaios de proficiência foram realizados:
Materiais de Referência CertificadosO Laboratório de Análise Inorgânica também prepara e disponibiliza alguns Materiais de Referência Certificados, a lista dos MRCs disponíveis podem ser consultado no site do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/mrc.asp Participação em Comparações InternacionaisO Labin participa de comparações internacionais para garantir e demonstrar competência em suas medições. Dentre algumas intercomparações, destacam-se:
Os relatórios das comparações podem ser consultados na base de dados do BIPM no link abaixo. http://kcdb.bipm.org/AppendixB/KCDB_ApB_search.asp As capacidades de medição (CMC) do Inmetro na área de análise inorgânica, registradas no KCDB e suportadas por comparações chaves podem ser consultadas no link abaixo. http://kcdb.bipm.org/appendixC/search.asp?met=QM&reset=1 Contato TécnicoDivisão de Metrologia Química e Térmica – Dimqt |