.: Acidente de Consumo: relate seu caso :.

Pesquisa realizada nos EUA mostra que mais de dez milhões de pessoas, por ano, são vítimas de acidentes com produtos, o que onera significativamente a economia do país. Embora não existam números específicos a respeito desses acidentes no Brasil, esses números são tão alarmantes que induziram o Inmetro a desenvolver um sistema de monitoramento de acidentes de consumo, que é alimentado pelo relato dos consumidores no site do Inmetro.
Uma forma de captação de informações que permite a participação direta da sociedade brasileira, no projeto Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo, é o link disponibilizado no site do Inmetro.

Através deste link, o consumidor é informado do que é um acidente de consumo e, caso tenha sido lesado por algum dano no uso de produtos ou serviços, poderá informar diretamente para o Inmetro o acidente ocorrido. Com o seu relato poderemos estimar o prejuízo econômico e social causado por esse tipo de acidente à sociedade brasileira e contribuir para a redução de inúmeros acidentes.

Até outubro de 2008, registramos no banco de dados cerca de 300 relatos que caracterizaram danos ou falhas nos produtos. Além disso, observamos que desse total, 60% dos acidentes acarretaram ausência no trabalho ou necessidade de atendimento médico.

Os produtos que acarretaram acidentes com lesões mais graves foram escadas domésticas, que culminaram em fraturas; secadores de cabelo defeituosos que queimaram seu usuários; bolinhos que continham dentro parafuso e quebraram dentes ao morder um; fogos de artifício que provocaram queimaduras; aberturas de embalagens que causaram cortes profundos e alimentos contaminados que provocaram intoxicações alimentares. Cabe destacar que os maiores problemas encontrados estão no segmento de alimentos, embalagens e produtos infantis.