.: Pneus Novos e Reformados :.
Pouca gente sabe mas Recapagem, Recauchutagem
e Remoldagem são tipos de reforma de pneus.
Entende-se por pneu recapado aquele que tem sua banda de rodagem
(parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída.
O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus
ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte
lateral do pneu) e o remoldado que além de substituir a banda
de rodagem e seus ombros substitui também toda a superfície
de seus flancos.
Os pneus novos nunca sofreram uso ou reforma e não apresentam
sinais de envelhecimento e deteriorações de qualquer
origem.
Atualmente, somente os pneus novos são certificados compulsoriamente
pelo Inmetro, passando por ensaios, previstos em Regulamento, onde
é verificada a sua resistência. Nesses pneus é
obrigatório o uso da marca do Inmetro, localizada em pelo
menos um dos flancos do pneu e uma seqüência de três
números que identifica a empresa fabricante. Todos os pneus
fabricados pela mesma empresa terão o mesmo número
de identificação da certificação.
A partir do dia primeiro de julho de 2006, todos os pneus reformados
destinados a automóveis, camionetas e caminhonetes também
terão que ser certificados. Isso significa que não
será permitida a comercialização de pneus reformados
sem a marca do Inmetro. Alguns reformadores se anteciparam e já
aderiram ao processo de certificação de reforma de
pneus.
Cada pneu reformado deverá apresentar afixadas de forma legível,
estampadas em alto relevo ou em etiqueta vulcanizada na lateral,
as seguintes informações: a expressão Recauchutado,
Recapado ou Remoldado; a designação da dimensão
do pneu, capacidade de carga e limite de velocidade; a identificação
do tipo de estrutura ou de construção da carcaça;
a expressão "M+S" ou "M&S" quando
se tratar de pneu para lama ou neve; a marca do reformador; o C.N.P.J
do reformador; a expressão "Sem Câmara" para
pneu projetado para uso sem câmara; a data de reforma - mediante
uma seqüência de quatro números onde os dois primeiros
indicam cronologicamente a semana da reforma e os dois últimos
indicam o ano - e indicadores de desgaste da banda de rodagem, do
índice de carga e de velocidade indicando a conformidade
ao regulamento técnico.
Pelo Programa de Avaliação da Conformidade de Pneus,
o ensaio de velocidade sobre carga é o mesmo realizado nos
pneus novos e nos reformados, onde é testada a resistência
dos pneus. No ensaio, o pneu não pode apresentar as deformações
previstas no regulamento.
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