.: Utilizando, com segurança, o regulador de gás (GLP) :.
Inmetro alerta para os cuidados domésticos na instalação e utilização do Regulador de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
O regulador de gás é popularmente conhecido, principalmente, pelas donas de casa, como click,peça que se usa para abrir e fechar a passagem do gás de cozinha e que conecta a mangueira ao botijão.
Para entender melhor a importância dessa peça na segurança dos consumidores durante o manuseio do gás de cozinha (GLP) é fundamental a compreensão do funcionamento de um botijão.
O gás liquefeito de petróleo (GLP) é colocado sob alta pressão no botijão e, nessas condições, parte dele assume seu estado líquido. A alta pressão mantêm o gás em estado líquido,reduzindo seu volume. Toda vez que acendemos os queimadores do fogão, o gás é liberado e uma parte do líquido se transforma em gás, ocupando o espaço liberado dentro do botijão.
Considerando que o gás está sob alta pressão, o regulador é fundamental para reduzir a pressão da chama em até 250 vezes, possibilitando uma chama constante e uniforme.
Com vista a possibilitar um adequado grau de confiança aos consumidores de que esse produto atende a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em regulamento, ele foi certificado, compulsoriamente, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, cujo órgão executivo é o Inmetro, bem como o botijão de GLP e a mangueira.
No entanto, para o consumidor, saber que o produto é certificado não basta. Além de saber reconhecer o selo de identificação da conformidade, outros cuidados são necessários para fazer valer a sua segurança. Por isso, o Inmetro alerta para alguns cuidados no uso desse produto que, segundo dados do Setor, está presente em pelo menos 50 milhões de lares, só no Brasil.
· Verifique a validade do seu regulador; todos têm vida útil de cinco anos;
· Não compre reguladores clandestinos que geralmente são vendidos de porta em porta;
· Ao trocar o botijão, verifique também as condições da mangueira e do regulador de pressão;
· Use apenas a força das mãos para apertar a borboleta do regulador;
· Jamais utilize ferramentas para apertar a borboleta, pois o excesso de força pode danificá-la;
· Para verificar se há vazamento, faça o teste da espuma de sabão: coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento;
· Feche o registro toda vez que o fogão não estiver sendo utilizado;
· Todo botijão tem um anel de vedação, localizado na sua válvula; ao acoplar o regulador no botijão esse anel deve estar em perfeitas condições, para evitar vazamentos.
Conheça a cartilha, em quadrinhos, sobre Reguladores de Pressão e o texto do Programa de Avaliação de Conformidade desse produto. Mais informações, acesse o Portal do Consumidor.
|