.: Acessibilidade: o Inmetro contribuindo
para a promoção da igualdade social :.
Vinte
e quatro milhões e meio de brasileiros possuem algum tipo
de deficiência, representando 14,5% da nossa população.
E, numa projeção que pode crescer ano após
ano, oito porcento da população do Brasil é
de idosos, além de pessoas com limitações temporárias,
gestantes, obesos e pessoas acompanhadas de crianças de colo,
segundo censo realizado, em 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística - IBGE.
Em dezembro de 2004, foi editado o Decreto nº 5.296 que regulamenta
a Lei nº10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade
de atendimento às pessoas portadoras de deficiência,
idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças
de colo, e a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro do mesmo ano,
que estabelece normas gerais e critérios básicos para
a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras
de deficiência ou mobilidade reduzida.
Devido à dimensão territorial do Brasil, suas peculiaridades
regionais, geográficas, econômicas, culturais e infra-estruturais,
o programa não leva em conta somente o veículo ou
embarcação a ser utilizado mas tudo o que compõe
o sistema de transporte, seja ele rodoviário (urbano, municipal
ou interestadual) ou aquaviário (mar e interior), desde o
embarque até o desembarque de passageiros, garantindo o direito
do cidadão de ir e vir com segurança e autonomia.
Por esse motivo, elaborar normas e desenvolver programas de avaliação
da conformidade para acessibilidade nos transportes coletivos -
rodoviário e aquaviário - em veículos e equipamentos
novos e adaptados foram atividades estabelecidas para o Sistema
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
- Sinmetro e para o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização
e Qualidade Industrial - Inmetro.
Para cumprir sua missão, o Inmetro criou, em fevereiro de
2005, um grupo formado pela Coordenadoria Nacional para Integração
da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE, pela Secretaria
Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana - SEMOB, vinculada
ao Ministério das Cidades, pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, pela Secretaria de
Fomento para Ações de Transporte - SFAT, vinculada
ao Ministério dos Transportes, e pela Marinha do Brasil,
vinculada ao Ministério da Defesa. E conta, ainda, com a
participação de especialistas em acessibilidade e
transportes, de representantes da Agência Nacional de Transportes
Terrestres - ANTT e do Ipem Rio Grande do Norte.
O Inmetro tem realizado estudos aprofundados que visam diagnosticar
a realidade do país e encontrar melhores soluções
técnicas para que o Programa de Acessibilidade para Transportes
Coletivos e de Passageiros seja eficaz.
Além disso, estão sendo elaboradas normas técnicas
para veículos novos, enquanto que para veículos adaptados,
o decreto estabelece que o Inmetro especifique quais poderão
ser adaptados, dentre aqueles em circulação. E, ainda,
que as adaptações, procedimentos e equipamentos a
serem utilizados sejam submetidos a programas de avaliação
da conformidade.
Apesar de pequena, a função do Sinmetro e Inmetro
é fundamental, já que estarão contribuindo
para a promoção da igualdade social.
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