.: Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE :.
Em 1984, o Inmetro, de forma pioneira, iniciou uma discussão com a sociedade sobre a questão da conservação de energia, com a finalidade de racionalizar o uso dos diversos tipos de energia no País, informando os consumidores sobre a eficiência energética de cada produto, estimulando-os a fazer uma compra mais consciente. Este projeto cresceu e ganhou status de Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Desenvolvido, inicialmente, através da adesão voluntária dos fabricantes, ganhou dois importantes parceiros: a Eletrobrás, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, e a Petrobrás, através do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – Conpet.
A partir da lei publicada em 17 de outubro de 2001, Lei no. 10.295, Lei de Eficiência Energética, o Inmetro, que de forma voluntária estabelecia programas de etiquetagem, passou a ter a responsabilidade de estabelecer programas de avaliação da conformidade compulsórios na área de desempenho energético. Tendo, portanto, papel fundamental na implementação da Lei de Eficiência Energética.
Atualmente, o PBE tem implementados 24 programas de etiquetagem, prevendo o desenvolvimento de mais 20 para os próximos anos.
Etiquetas
As etiquetas a seguir são exemplos para refrigeradores, lâmpadas e coletores solar. Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, só mudando as características técnicas de cada produto.
Antes de comprar um eletrodoméstico com esta etiqueta, verifique a letra que indica a sua eficiência energética. Por exemplo, um produto classificado com a letra A é mais eficiente que um com a letra C.
Ser mais eficiente significa que consome menos energia e tem menor impacto ambiental. E mais, gasta menos, pesando menos no seu bolso.
E um lembrete, nenhum lojista pode tirar as etiquetas dos produtos antes da venda! Isso cabe ao consumidor!
Exemplo para eletrodomésticos
Exemplo para lâmpadas
Exemplo para coletor solar
Veja a lista dos produtos do PBE que podem estar dentro da nossa casa
1. Fogões e Fornos à gás;
2. Aquecedores de água a gás;
3. Refrigeradores e seus assemelhados de uso doméstico;
4. Condicionadores de Ar, tipo Janela e Split Hi-Wall;
5. Lâmpadas fluorescentes compactas com reator integrado;
6. Lâmpadas Incandescentes;
7. Lâmpadas Decorativas;
8. Lâmpadas a Vapor de Sódio;
9. Máquinas de lavar roupas;
10. Ventiladores de teto;
11. Televisores (Standy-by);
12. Aquecedores de água elétricos, e
13. Aquecimento solar
|