.: Como iniciar o processo de acreditação :. O processo de acreditação desenvolvido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro engloba inicialmente o conhecimento da documentação necessária para acreditação por parte do solicitante. Visando a automatização, um melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso dos organismos e/ou laboratórios acreditados ou em fase de concessão da acreditação às informações do seu processo de concessão de acreditação ou de extensão de seu escopo, a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro utiliza um sistema de gerenciamento das atividades de acreditação, denominado ORQUESTRA, cujo endereço é http://orquestra.inmetro.gov.br. Solicitação para LaboratóriosDevem ser cadastrados login e senha via link: https://orquestra.inmetro.gov.br//workbase/wusersigninDICLA.aspx A documentação necessária para iniciar o processo de acreditação de laboratórios consta nos links abaixo: Laboratórios de Calibração e de Ensaios segundo requisitos da ABNT NBR ISO/IEC/17025 Solicitação para Organismos de Certificação O processo inicia-se com o cadastro do organismo no Sistema Orquestra, com a solicitação de login e senha à Divisão de Acreditação de Organismo de Certificação (Dicor), através do e-mail dicor@inmetro.gov.br. Solicitação para Organismos de InspeçãoPara o cadastro do organismo de inspeção no Sistema Orquestra, deve ser solicitado um login e uma senha à Divisão de Acreditação de Organismos de inspeção (Diois), através do e-mail oi@inmetro.gov.br. Observações importantes- Após obtenção da senha, recomenda-se que o solicitante promova a alteração da seguinte forma: clicar no ícone "configurações pessoais" do sistema Orquestra, preencher campo "senha" e clicar "atualizar". De posse destas informações básicas, o organismo ou laboratório encaminha a solicitação pertinente junto com os documentos necessários. A área técnica analisa a viabilidade de atendimento à solicitação e, se necessário, solicita documentação adicional. - Para qualquer solicitação de concessão, o solicitante deve encaminhar os seguintes documentos: o Termo de compromisso de Acreditação (TCA), cópia do Estatuto ou Contrato Social atualizado, bem como cópia do Registro de Identidade e CPF do(s) representante(s) legal(ais). |