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Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Marcas Analisadas
Informações sobre as Marcas Analisadas
Ensaios Realizados
Conclusões

Resumo da Análise

Em 28/12/97, o Inmetro concluiu a análise em vinagre de vinho tinto e de vinho branco a fim de verificar a qualidade destes produtos no mercado nacional.

Produto oriundo da fermentação de bebidas alcoólicas, o vinagre tem como principal característica, para seus apreciadores, o sabor. Dentre os mais conhecidos e utilizados tipos de vinagre estão os de vinho tinto e de vinho branco, sendo estes os tipos de vinagre analisados.

O alto consumo de vinagre em nosso país deve-se ao fato de ser o Brasil um país tropical, no qual o consumo de salada acaba sendo indiretamente incentivado pelo calor e a consequente necessidade de uma alimentação mais leve, mais saudável, e até mesmo a idéia de um corpo em forma. Além do estimulo da estética existe um outro, que é o da saúde, ou melhor da ação bactericida do vinagre, muita das vezes, além de ser usado no tempero é também utilizado na limpeza dos legumes e verduras.

A idéia de ensaiar VINAGRES vai ao encontro de uma das diretrizes do Programa de Análise da Qualidade de Produtos do Inmetro, que prioriza a análise de produtos de grande consumo e que estejam relacionados à saúde da população.

Normas e Documentos de Referência

Os ensaios verificaram a conformidade das amostras de vinagres de vinho tinto e de vinho branco de acordo com os seguintes documentos:

  • Portaria n° 371/74 do Ministério da Agricultura;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Portaria n° 32/76 do INPM.

Responsáveis pelos Ensaios

Decidiu-se efetuar os ensaios no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro - Noel Nutels, credenciado junto a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, e que realiza os ensaios para a fiscalização do Ministério da Saúde.

Marcas Analisadas

A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa de mercado, realizada em nove estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas), dada a grande regionalização deste produto, ou seja, marcas muito consumidas, mas que se restringem a determinadas regiões do Brasil. Essa pesquisa procurou abranger marcas de grande, média e pequena participação no mercado.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

Ensaios Realizados

Foram compradas 04 embalagens de cada marca de vinagre, sendo duas utilizadas para a realização dos ensaios e as outras duas guardadas para um possível ensaio de contraprova, caso o fabricante forneça dados tecnicamente consistentes que recomendem a sua realização.

As amostras foram submetidas aos ensaios estabelecidos pela Portaria 371/74 do Ministério da Agricultura, além da análise da rotulagem do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Os ensaios verificaram, basicamente, as propriedades físico-químicas e microscópicas do produto e se as informações mínimas sobre as suas características são fornecidas ao consumidor. Foi ainda realizada uma análise metrológica, ou seja, foi verificado se a quantidade de vinagre informada na embalagem corresponde ao discriminado no rótulo.

Ensaios físico-químicos

Os ensaios físico-químicos verificam cuidados tomados com as matérias-primas empregadas e com os processos de fabricação do vinagre. Dentre os ensaios que verificam as propriedades físico-químicas realizados, um dos mais importantes é o de extrato seco reduzido.

Este ensaio é importante para os vinagres de vinho tinto e branco, porque verifica se foi realmente utilizado vinho tinto ou branco no processo produtivo ou se houve algum tipo fraude quanto ao produto utilizado na fabricação do vinagre.

Nas articulações preliminares desenvolvidas junto a ANAV seus representantes posicionaram-se favoravelmente à realização das análises, tendo enfatizado a questão da fraude que, segundo a mesma, alguns fabricantes vêm cometendo ao fabricar vinagre a partir de álcool, muito mais barato que o vinho, e informando no rótulo ser vinagre de vinho.

Ensaios microscópicos

Nos ensaios microscópicos é verificado se existe no vinagre algum tipo de sujidade, larvas, parasitos ou depósito.

Em nenhuma das amostras analisadas foi encontrado qualquer tipo de sujidade, larva ou parasito.

Análise de rotulagem

A análise de rotulagem tem por objetivo verificar se o rótulo do produto fornece as informações mínimas necessárias para o consumidor fazer uma escolha bem fundamentada.

Deverá constar no rótulo do produto a denominação vinagre, acrescida do nome da matéria-prima que lhe deu origem, além de informações a respeito do fabricante/importador, rótulo traduzido para o português, no caso de produto importado, e características básicas do produto.

Análise metrológica

Esta análise verificou se o volume da embalagem estava de acordo com o expresso no rótulo. Foram encontradas não conformidades apenas na marca Cristal pois, em 20 embalagens analisadas, 6 continham um volume abaixo daquele expresso.

Conclusões

Os resultados gerais observados evidenciaram que a tendência em relação a qualidade dos vinagres disponíveis no mercado brasileiro é boa, no que diz respeito ao atendimento à legislação vigente.

O Inmetro irá sugerir aos Ministérios da Agricultura e do Abastecimento e da Saúde a criação de um fórum para agilizar as modificações necessárias na atual legislação sobre vinagre.

DATA

AÇÕES

04/01/1998

Divulgação no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão

Acessibilidade
Acidente de Consumo: relate seu caso
Anuência - Importação
Atividades de Ensaios de Proficiência do Inmetro
Biocombustíveis
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Indique! Sugestão para o Programa de Análise de Produtos
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Plugues e Tomadas
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Produtos Analisados
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Publicações
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