.: Vinagre de Vinho Tinto e de Vinho Branco
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Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Marcas Analisadas
Informações sobre as Marcas Analisadas
Ensaios Realizados
Conclusões
Resumo da Análise
Em 28/12/97, o Inmetro concluiu a análise
em vinagre de vinho tinto e de vinho branco a fim de verificar a
qualidade destes produtos no mercado nacional.
Produto oriundo da fermentação de bebidas
alcoólicas, o vinagre tem como principal característica, para seus
apreciadores, o sabor. Dentre os mais conhecidos e utilizados tipos
de vinagre estão os de vinho tinto e de vinho branco, sendo estes
os tipos de vinagre analisados.
O alto consumo de vinagre em nosso país
deve-se ao fato de ser o Brasil um país tropical, no qual o consumo
de salada acaba sendo indiretamente incentivado pelo calor e a consequente
necessidade de uma alimentação mais leve, mais saudável, e até mesmo
a idéia de um corpo em forma. Além do estimulo da estética existe
um outro, que é o da saúde, ou melhor da ação bactericida do vinagre,
muita das vezes, além de ser usado no tempero é também utilizado
na limpeza dos legumes e verduras.
A idéia de ensaiar VINAGRES vai ao
encontro de uma das diretrizes do Programa de Análise da Qualidade
de Produtos do Inmetro, que prioriza a análise de produtos de grande
consumo e que estejam relacionados à saúde da população.
Normas e Documentos de Referência
Os ensaios verificaram a conformidade das
amostras de vinagres de vinho tinto e de vinho branco de
acordo com os seguintes documentos:
- Portaria n° 371/74 do Ministério da Agricultura;
- Código de Defesa do Consumidor;
- Portaria n° 32/76 do INPM.
Responsáveis pelos Ensaios
Decidiu-se efetuar os ensaios no Laboratório
Central de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro - Noel Nutels,
credenciado junto a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério
da Saúde, e que realiza os ensaios para a fiscalização do Ministério
da Saúde.
Marcas Analisadas
A seleção das marcas a serem analisadas
foi precedida de uma pesquisa de mercado, realizada em nove estados
(Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná,
Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas), dada a grande regionalização
deste produto, ou seja, marcas muito consumidas, mas que se restringem
a determinadas regiões do Brasil. Essa pesquisa procurou abranger
marcas de grande, média e pequena participação no mercado.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Ensaios Realizados
Foram compradas 04 embalagens de cada marca
de vinagre, sendo duas utilizadas para a realização dos ensaios
e as outras duas guardadas para um possível ensaio de contraprova,
caso o fabricante forneça dados tecnicamente consistentes que recomendem
a sua realização.
As amostras foram submetidas aos ensaios
estabelecidos pela Portaria 371/74 do Ministério da Agricultura,
além da análise da rotulagem do produto, de acordo com o Código
de Defesa do Consumidor.
Os ensaios verificaram, basicamente, as
propriedades físico-químicas e microscópicas do produto e se as
informações mínimas sobre as suas características são fornecidas
ao consumidor. Foi ainda realizada uma análise metrológica, ou seja,
foi verificado se a quantidade de vinagre informada na embalagem
corresponde ao discriminado no rótulo.
Ensaios físico-químicos
Os ensaios físico-químicos verificam cuidados
tomados com as matérias-primas empregadas e com os processos de
fabricação do vinagre. Dentre os ensaios que verificam as propriedades
físico-químicas realizados, um dos mais importantes é o de extrato
seco reduzido.
Este ensaio é importante para os vinagres
de vinho tinto e branco, porque verifica se foi realmente utilizado
vinho tinto ou branco no processo produtivo ou se houve algum tipo
fraude quanto ao produto utilizado na fabricação do vinagre.
Nas articulações preliminares desenvolvidas
junto a ANAV seus representantes posicionaram-se favoravelmente
à realização das análises, tendo enfatizado a questão da fraude
que, segundo a mesma, alguns fabricantes vêm cometendo ao fabricar
vinagre a partir de álcool, muito mais barato que o vinho, e informando
no rótulo ser vinagre de vinho.
Ensaios microscópicos
Nos ensaios microscópicos é verificado se
existe no vinagre algum tipo de sujidade, larvas, parasitos ou depósito.
Em nenhuma das amostras analisadas foi encontrado
qualquer tipo de sujidade, larva ou parasito.
Análise de rotulagem
A análise de rotulagem tem por objetivo
verificar se o rótulo do produto fornece as informações mínimas
necessárias para o consumidor fazer uma escolha bem fundamentada.
Deverá constar no rótulo do produto a denominação
vinagre, acrescida do nome da matéria-prima que lhe deu origem,
além de informações a respeito do fabricante/importador, rótulo
traduzido para o português, no caso de produto importado, e características
básicas do produto.
Análise metrológica
Esta análise verificou se o volume da embalagem
estava de acordo com o expresso no rótulo. Foram encontradas não
conformidades apenas na marca Cristal pois, em 20 embalagens analisadas,
6 continham um volume abaixo daquele expresso.
Conclusões
Os resultados gerais observados evidenciaram
que a tendência em relação a qualidade dos vinagres disponíveis
no mercado brasileiro é boa, no que diz respeito ao atendimento
à legislação vigente.
O Inmetro irá sugerir aos Ministérios da
Agricultura e do Abastecimento e da Saúde a criação de um fórum
para agilizar as modificações necessárias na atual legislação sobre
vinagre.
DATA
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AÇÕES
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04/01/1998
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Divulgação no Programa Fantástico da
Rede Globo de Televisão
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