.: Ovos de Páscoa :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Laboratórios
Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências
Divulgação
Resumo da análise
Em 21/03/96 foram analisadas oito marcas
de ovo de páscoa e todas atenderam ao estabelecido pela legislação
do Ministério da Saúde.
Normas e Documentos de Referência
Resolução 12/22 do Ministério da Saúde,
publicada no D.O.U. de 24/07/78;
Portaria Nº 01 - DINAL de 28/01/87.
Metodologia da Análise
Foram verificadas as características e a
determinação da composição:
Físico-química
Umidade, açúcares não redutores, extrato
etéreo e cinzas.
Microbiológicas
Salmonella (em 25g), Bolores e Leveduras
(UFC/g), Contagem Padrões em Placas - Mesófilos (UFC/g), Coloformes
Fecais (NMP/g)
Sensorial
Aparência ou aspecto, Cor, Aroma e Sabor.
Ácidos graxos
A composição de ácidos graxos é o fator
que identifica a manteiga de cacau. Para determinação desta composição,
as amostras de chocolate em leite foram analisadas por meio de Cromatografia
gasosa de alta resolução.
Laboratório
LABORATÓRIO
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TEL
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FAX
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CONTATO
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ENDEREÇO
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EMBRAPA - Empresa Brasileira
de Pesquisa Agropecuária.
Laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia
Agroindustrial de Alimentos - CTAA.
|
(021) 410-1353
|
(021) 410-1090
|
Hilda Rodrogues Tânia
Barreto |
Av. das Américas, 29501
Guaratiba - RJ CEP: 230020-470 |
Resultado das Análises
Todas as oito marcas analisadas atenderam
ao estabelecido pela legislação do Ministério da Saúde.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Conseqüências
Os resultados demonstraram que de maneira
geral os fabricantes de Ovos de Páscoa estão obedecendo a regulamentação
estabelecida pelo Ministério da Saúde para chocolate ao leite.
Divulgação
Data
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Ações
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25/03/1996
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Divulgação no Programa Fantástico da
Rede Globo de Televisão
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