.: Pão de Queijo :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Seleção das marcas e resultados
obtidos
Informações
das Marcas Analisadas
Conclusões
Conseqüências
Resumo da Análise
O pão de queijo, produto
tradicional da culinária mineira, tem se tornado cada dia mais freqüente
na alimentação dos brasileiros face as facilidades proporcionadas
pelo processo de conservação da massa.
A expansão deste produto
no mercado extrapolou as fronteiras de Minas Gerais, e até mesmo
do país, propiciando o surgimento de novos fabricantes.
Em novembro de 1998, denúncias
sobre as condições de higiene de algumas marcas levou o Movimento
das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais a solicitar ao
Inmetro uma análise para verificar se as diversas marcas existentes
atendem aos regulamentos pertinentes.
Deve ser destacado que estes
ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos.
O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações
contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência do
setor em termos de qualidade, em um determinado tempo. A partir
dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para
que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados
às suas necessidades.
Normas e Documentos de Referência
Os ensaios verificaram a conformidade de
amostras de leite em pão de queijo de em relação a Portaria n.º
451, de 19 de setembro de 1997, Secretaria de Vigilância Sanitária
Ministério da Saúde.
Laboratório Responsável Pelos Ensaios
Como o Inmetro não possui laboratórios credenciados
para a realização dos ensaios especificados na legislação aplicável,
as análises foram realizadas no laboratório SFDK, credenciado pelo
Ministério da Agricultura e Abastecimento, para ensaios microbiológicos
e físico-químicos em produtos de origem animal.
Seleção das marcas e resultados obtidos
A seleção das marcas a serem
analisadas foi precedida de uma pesquisa no mercado de Belo Horizonte,
realizada pelo Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais.
Foram analisadas 11 marcas
de pão de queijo, sendo compradas 3 embalagens de cada marca, duas
utilizadas no ensaio de prova e uma guardada para um possível ensaio
de contra prova.
Duas marcas tiveram suas
amostras consideradas como "produto em condições higiênico
sanitárias insatisfatórias". Este resultado, denota falta
de cuidado com a higiene no processo de fabricação, mas não trazem
risco a saúde de quem as consumir.
Sete marcas tiveram suas
amostras classificadas como "produto impróprio para o consumo",
porque apresentam bactérias em níveis capazes de causar distúrbios
intestinais.
Duas marcas apresentaram
suas amostras de acordo com o exigido pela Portaria do Ministério
da Saúde.
Cabe destacar que em nenhuma
das amostras foram encontradas as bactérias Salmonella sp e Clostrídios
Sulfito Redutores em níveis que ponham em risco a saúde dos consumidores.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Conclusões
Os resultados gerais dos
ensaios evidenciaram que a qualidade dos pães de queijo existentes
no mercado consumidor de Minas Gerais não é satisfatória quanto
aos aspectos higiênico-sanitários.
Apesar do resultado das
amostras não denotarem riscos mais sérios para saúde do consumidor,
além de distúrbios intestinais, fica evidente a necessidade de se
desenvolver um programa setorial de melhoria da qualidade. A falta
de cuidado com a higiene no processo de fabricação e a falta de
controle de qualidade da matéria prima (queijo de minas) são, provavelmente,
os principais causadores dos problemas encontrados.
Conseqüências
DATA
|
AÇÕES
|
06/01/1999
|
Divulgação em diversos órgãos
de imprensa
|
06/01/1999
|
Encaminhamento dos laudos com os resultados dos ensaios
para a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária
do Ministério da Saúde.
|
|