.: Mel :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de
Referência
Metodologia da Análise
Laboratórios
Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências
Resumo da análise
Em 13/08/96, foram concluídos ensaios em
12 marcas em mel de abelha das seguintes regiões: Paraná, Piauí,
Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Argentina.
Todas as amostras ensaiadas foram aprovadas nos ensaios físico-químicos.
Normas e Documentos de Referência
Portaria SIPA n° 006 de 25 de julho
de 1985, da Secretaria de Inspeção de Produto Animal.
Metodologia da Análise
Foram realizadas análises Físico-Químicas
e Microbiológicas.
Análise Físico-Química
Foram feitas as seguintes verificações:
- Açúcares redutores em glicose que indica
a quantidade de açúcar presente no mel;
- Prova de Fiehe que verifica a presença
de açúcar comercial ou o aquecimento acima de 40% do produto, o
que pode eliminar algumas de suas propriedades;
- Prova de Lund determina se houve adição
de água ou outro diluidor no mel;
- Açúcares redutores em sacarose;
- Acidez; Aspecto; Coloração; Odor; Sabor
e Umidade.
Análise Microbiológica
Foi realizada a contagem de fungos e leveduras.
Laboratório
Laboratório
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Telefone
|
Fax
|
Contato
|
Endereço
|
LACAR - Laboratório
de Controle de Alimentos e Rações, convênio com
a UFF |
(021)
264-7798
|
(021)
234-1376
|
Sergio Bogado /
M. Auxiliadora Arcanjo
|
Av. Maracanã, 252
Maracanã - RJ
CEP: 20271-110
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Resultado das Análises
Análise Físico-Química
Todas as marcas foram aprovadas nesta análise.
Análise Microbiológica
Foi feita a contagem de fungos e leveduras
e não foi detectado a presença de bolores e leveduras.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Conseqüências
Os resultados demonstraram que de maneira
geral os fabricantes de MEL estão obedecendo a regulamentação estabelecida.
DATA
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AÇÕES
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11/08/1996
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Divulgação no Programa Fantástico da
Rede Globo de Televisão
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