.: Aparelho para Melhoria da Qualidade
da Água para uso Doméstico - Aparelho por Pressão
:.
Objetivo
Justificativa
Normas e Documentos de Referência
Laboratório Responsável pelos
Ensaios
Marcas Analisadas
Informações
das Marcas Analisadas
Ensaios Realizados e Resultados
Observados
Resultado Geral
Posicionamento dos Fabricantes
Informações
ao Consumidor
Conclusões
Divulgação
Objetivo
A apresentação
dos resultados obtidos nos ensaios realizados em amostras de Aparelhos
para a Melhoria da Qualidade da Água consiste em uma das
etapas do Programa de Análise de Produtos, coordenado
pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e que tem por objetivos:
- prover mecanismos para que o Inmetro
mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação
dos produtos e serviços aos Regulamentos e às Normas
Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas
melhor fundamentadas, levando em consideração outros
atributos do produto além do preço, tornando-o mais
consciente de seus direitos e responsabilidades;
- fornecer subsídios para a indústria
nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos,
tornando-a mais competitiva;
- diferenciar os produtos disponíveis
no mercado nacional em relação à sua qualidade,
tornando a concorrência mais equalizada;
- tornar o consumidor parte efetiva deste
processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.
Deve ser destacado que as
análises coordenadas pelo Inmetro, através do Programa
de Análise de Produtos não têm caráter
de fiscalização, e que esses ensaios não se
destinam a aprovar marcas, modelos ou lotes de produtos. O fato
das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações
contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência
do setor em termos de qualidade. Além disso, as análises
têm caráter pontual, ou seja, são uma "fotografia"
da realidade, pois retratam a situação do mercado
naquele período em que as mesmas são conduzidas.
Justificativa
A análise em amostras
de Aparelhos para a Melhoria da Qualidade da Água vai
ao encontro das diretrizes descritas no procedimento do Programa,
visto que é um produto cujas características estão
relacionadas à saúde dos consumidores, além
de se tratar de um produto largamente consumido pela população.
O produto em questão foi selecionado por se tratar de alvo
de reclamações e sugestões de consumidores
à Ouvidoria do Inmetro.
De acordo com a International
Water Resources Association - IWRA, entre 8 milhões e 11
milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa de
problemas relacionados ao controle da qualidade da água (doenças
provenientes da contaminação), (BORSOI; TORRES, 2003,
p. 85).
No Brasil, além dos
problemas de má qualidade e contaminação existe
o agravante da irregular distribuição regional dos
recursos hídricos (70% para a região Norte; 15% para
a região Centro-Oeste; 12% para as regiões Sul e Sudeste;
e apenas 3% para a região Nordeste) em contraposição
às altas densidades demográficas e intensa concentração
industrial das regiões Sul e Sudeste.
Tomando como estudo as empresas de saneamento básico, sejam
estatais ou privadas, o Brasil possui um bom nível de qualidade
da água fornecida aos domicílios ou comércios,
pois a água tratada (clorada) por estas empresas está
dentro dos padrões nacionais e internacionais de aceitação
para água potável. Porém, não são
todas as cidades do Brasil que são atendidas por essa rede
de Saneamento Básico da Água. Segundo o resultado
do Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística – IBGE – (IBGE, ABASTECIMENTO, 2003) a situação
do Brasil é a seguinte:
* Existem 9848 distritos cadastrados no país (cidades, municípios,
vilas, comarcas e vilarejos) e desse total, 8656 distritos possuem
rede de distribuição de água tratada (Saneamento
Básico da Água), o que equivale a 87,8% (existem então
1192 distritos que não possuem rede de distribuição
de água tratada, o que equivale a 12,2%);
* Dos 8656 distritos que possuem rede de distribuição
de água tratada, 6803 distritos realizam coleta de amostras
da água para análises na rede de distribuição,
o que demonstra a preocupação com a qualidade da água
ao longo da rede. Esse número equivale a 78,6% dos distritos
com rede de distribuição com água tratada.
Sobram 1853 distritos, ou 21,4%, que não analisam a água
fornecida a população.
Existe o fato de que em
muitos distritos as redes de abastecimento não atendem a
100% da população e há uso clandestino de água
de rios, lagos e córregos não tratados (levando-se
em consideração que 80% da água tratada pela
rede de abastecimento dos distritos brasileiros é obtida
de fontes subterrâneas e não de rios ou lagos). (CETESB,
RELATÓRIO, 2003).
Para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB,
outro fator que deve ser levado em consideração é
o estado da infra-estrutura da rede de distribuição
da água. Em muitos distritos, o sistema de abastecimento
da água conta com uma infra-estrutura antiga onde a tubulação
está comprometida e a água mesmo clorada está
contaminada com resíduos sólidos que podem comprometer
a saúde do consumidor. (CETESB, RELATÓRIO, 2003).
Deve ser observado porém,
que os filtros e purificadores de água são aparelhos
para a melhoria da qualidade da água, tendo eficácia
apenas diante de água pré-tratada advinda das redes
de distribuição.
Este relatório, além
de apresentar as etapas da análise, os ensaios e os resultados
obtidos, procura disponibilizar ao consumidor informações
sobre os filtros e purificadores de água disponíveis
atualmente no mercado nacional, explicitando as diferenças
entre eles, para que sua decisão de compra seja melhor fundamentada.
Esta não é
a primeira análise que o Inmetro, através do Programa
de Análise de Produtos, realiza neste produto. Trata-se de
reanálise, tendo sido a primeira análise realizada
no ano de 1998 e, diferentemente da atual, contemplado dois tipos
de aparelhos: os que funcionam por gravidade e por pressão.
A primeira análise demonstrou que das 19 (dezenove) marcas
analisadas, apenas 02 (duas) destacaram-se pela consistência
de informações e desempenho na eliminação
de bactérias e que 10 (dez) das 19 (dezenove) marcas analisadas
prestavam informações enganosas aos consumidores,
na medida em que informavam introduzir melhorias significativas
na água que não foram evidenciadas nas análises
de desempenho bacteriológico.
Após a divulgação
dos resultados obtidos na primeira análise, o segmento sentiu
necessidade de se organizar e , no final do ano de 2000, foi criada
a Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores,
Bebedouros e Equipamentos para Tratamento da Água – ABRAFIPA,
que a partir daí passou a coordenar seus anseios e a buscar
a melhoria da qualidade de seus produtos.
A análise atual,
avalia apenas os aparelhos que funcionam por pressão, aparelhos
largamente utilizados pela população por serem facilmente
adaptáveis às torneiras.
Normas e Documentos de Referência
- NBR 14908, de 27 de fevereiro de 2004
– Aparelho para a melhoria da qualidade da água para uso
doméstico – Aparelho por pressão;
- Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990,
do Ministério da Justiça (Código de Proteção
e Defesa do Consumidor).
Laboratório Responsável pelos Ensaios
Os ensaios foram realizados
pelo Instituto Falcão Bauer -IFB, localizado em São
Paulo-SP e acreditado pelo Inmetro para ensaios específicos
em filtros e purificadores de água, em parceria com o Centro
de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da
Universidade de São Carlos – UFSCAR/UNESP.
Marcas Analisadas
A análise foi precedida
por uma pesquisa de mercado, realizada pela Rede Brasileira
de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro, constituída
pelos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (IPEMs),
órgãos delegados do Inmetro, nos seguintes estados:
Amazonas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de
Janeiro e São Paulo. A pesquisa identificou 47 tipos de filtros,
incluindo os filtros de pressão e gravidade, dos quais foram
selecionados 09 marcas, do modelo de pressão, de fabricantes
diferentes.
A seleção
foi feita com base em critérios que consideraram a participação
no mercado e a regionalização dos produtos.
De modo a simular a compra
feita pelo consumidor, foram adquiridos, entre outubro e dezembro
de 2004, 10 filtros de cada marca selecionada. O Inmetro comprou
marcas consideradas tradicionais e líderes de mercado, assim
como outras de menor participação, fabricadas por
empresas de médio e pequeno porte. Não foram encontradas
marcas importadas.
Cabe destacar que existem
no mercado produtos com conformidade avaliada, mas estes não
fizeram parte do escopo da análise por apresentarem monitoramento
periódico.
A tabela a seguir
relaciona os fabricantes e as marcas que tiveram amostras de seus
produtos analisadas, bem como a origem, o preço e os postos
de venda onde foram adquiridas.
Tabela 1 - Marcas que tiveram amostras analisadas
|
Marca
|
Fabricante
|
Preço
|
Local da compra
|
A
|
Fabricante A
|
R$29,99
|
Casa e Vídeo – Rio de Janeiro
|
B
|
Fabricante B
|
R$59,60
|
Home Center Ferreira da Costa-Pernambuco
|
C
|
Fabricante C
|
R$24,99
|
Casa e Vídeo – Rio de Janeiro
|
D
|
Fabricante D
|
R$39,90
|
Casa e Vídeo – Rio de Janeiro
|
E
|
Fabricante E
|
R$96,50
|
Leroy Merlin – Rio de Janeiro
|
F
|
Fabricante F
|
R$70,00
|
Casa dos Filtros Ltda. -Pernambuco
|
G
|
Fabricante G
|
R$72,50
|
Leroy Merlin – Rio de Janeiro
|
H
|
Fabricante H
|
R$66,70
|
Comercial de Ferragens Milium Ltda.
Santa Catarina
|
I
|
Fabricante I
|
R$63,90
|
Casa e Vídeo – Rio de Janeiro
|
Ensaios Realizados e Resultados Obtidos
Os ensaios e verificações
foram divididos em 10 (dez) classes, de modo a facilitar a compreensão
dos resultados. A seguir, são relacionados os resultados
obtidos em cada ensaio:
6.1. Ensaio de
pressão hidrostática
Este método aplica-se
aos aparelhos para a verificação de sua resistência
aos esforços da rede hidráulica em que são
instalados.
O ensaio tem como objetivo
verificar a capacidade e segurança do aparelho em relação
a resistência às pressões hidráulicas
de uma rede doméstica onde são instalados, visando
a comodidade, a saúde e a segurança do consumidor.
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004 onde o
aparelho não deve apresentar qualquer vazamento durante o
ensaio e deve apresentar integridade estrutural após a execução
do ensaio:
Marcas
|
Resultado deste ensaio
|
A
|
Conforme
|
B
|
Conforme
|
C
|
Conforme
|
D
|
Não Conforme
|
E
|
Conforme
|
F
|
Conforme
|
G
|
Conforme
|
H
|
Não Conforme
|
I
|
Conforme
|
Resultado: Das 09 (nove)
marcas analisadas, 02 (duas) apresentaram Não - Conformidades
(Marca D e Marca H).
6.2. Ensaio de fadiga
O ensaio tem como objetivo
verificar a capacidade e segurança do aparelho em relação
à resistência às pressões hidráulicas
decorrentes de seu uso prolongado, onde este é submetido
à uma quantidade de "golpes" de pressão
hidráulica por um determinado tempo.
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004 onde o
aparelho não deve apresentar qualquer vazamento durante o
ensaio e deve apresentar integridade estrutural após a execução
do ensaio:
Marcas
|
Resultado deste ensaio
|
A
|
Conforme
|
B
|
Conforme
|
C
|
Conforme
|
D
|
Não Conforme
|
E
|
Conforme
|
F
|
Não Conforme
|
G
|
Conforme
|
H
|
Conforme
|
I
|
Conforme
|
Resultado: Das 09 (nove)
marcas analisadas, 02 (duas) apresentaram Não - Conformidades
(Marca D e Marca F).
6.3. Ensaio de eficiência
de redução de cloro livre
O ensaio tem como objetivo
verificar a capacidade que o aparelho tem para reduzir a quantidade
de cloro existente na água de abastecimento público,
classificando-o conforme tabela abaixo:
Classe (C)
|
Percentual de redução
|
I
|
> 75%
|
II
|
50 à 74,9%
|
III
|
25 à 49,9%
|
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004 onde o
aparelho é classificado conforme seu percentual de redução
de cloro:
Marca
|
Resultado Obtido
Conforme NBR 14908
|
Resultado Final
|
A
|
Classe C I – 98% de
redução
|
Conforme
|
B
|
Não Classificado
– 5% de redução
|
Não Conforme
|
C
|
Classe C I – 91% de
redução
|
Conforme
|
D
|
Classe C II – 67% de
redução
|
Conforme
|
E
|
Não Classificado
– 9,4% de redução
|
Não Conforme
|
F
|
Classe C I – 77% de
redução
|
Conforme
|
G
|
Classe C I – 84% de
redução
|
Conforme
|
H
|
Classe C II – 51% de
redução
|
Conforme
|
I
|
Classe C I – 77% de
redução
|
Conforme
|
Resultado: Das 9 (nove)
marcas analisadas, 2 (duas) foram consideradas Não – Conformes.
Porém, há de se citar que os filtros Marca B e Marca
E sequer apresentaram nível de redução de cloro
livre compatíveis com o mínimo especificado pela norma.
Ou seja, a norma prevê como menor índice de redução
de cloro livre a variação de 25 a 49,9% e as amostras
analisadas apresentaram redução de 5 e 9,4% respectivamente,
não entrando portanto na classificação da norma.
* A Conformidade ou Não-Conformidade
deste ensaio está relacionada com os resultados obtidos à
partir das informações dispostas nas embalagens dos
produtos analisados.
6.4. Ensaio de controle
de nível microbiológico
Este método aplica-se
aos aparelhos para verificação da capacidade de inibir
ou limitar o desenvolvimento de bactérias.
O ensaio tem como objetivo
verificar a capacidade que o aparelho tem para reduzir e/ou limitar
a quantidade de microorganismos dentro do filtro.
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004 onde o
aparelho é considerado conforme quando não aumenta
o número de microorganismos dentro do aparelho.
Marca
|
Resultado Final
|
A
|
Conforme
|
B
|
Conforme
|
C
|
Conforme
|
D
|
Conforme
|
E
|
Conforme
|
F
|
Conforme
|
G
|
Conforme
|
H
|
Conforme
|
I
|
Conforme
|
Resultado: Todas as marcas foram consideradas Conformes neste ensaio.
6.5. Ensaio de extraíveis
O ensaio tem como objetivo
verificar se o aparelho e seus compostos que entram em contato com
a água, liberam compostos químicos que ultrapassem
os limites aceitáveis para consumo humano de acordo com a
Portaria nº 518 do Ministério da Saúde.
Segue, abaixo, listagem
de aparelhos e seus resultados, onde o aparelho é considerado
Conforme quando os compostos liberados não ultrapassam os
valores máximos permitidos.
Marca
|
Não - Conformidades
Encontradas
|
Resultado Final
|
A
|
Teor de Chumbo 11%
acima do permitido pela legislação
|
Não Conforme
|
B
|
Conforme
|
Conforme
|
C
|
Conforme
|
Conforme
|
D
|
Conforme
|
Conforme
|
E
|
Teor de alumínio
15.505% acima do permitido pela legislação.
Teor de chumbo 300%
acima do permitido pela legislação.
|
Não Conforme
|
F
|
Teor de Prata 3,4%
acima do permitido pela legislação
|
Não Conforme
|
G
|
Conforme
|
Conforme
|
H
|
Conforme
|
Conforme
|
I
|
Conforme
|
Conforme
|
Resultado: Das 9 (nove)
marcas analisadas, 3 (três) foram consideradas Não-Conformes
(Marca A, Marca E e Marca F). O filtro da marca A apresentou parâmetros
de chumbo 11% acima do permitido pela legislação.
O filtro da marca E apresentou concentrações de chumbo
e alumínio acima do permitido pela legislação.
O resultado de alumínio obtido na análise representou
valor 15.505% superior ao permitido e, o de chumbo, 300% acima.
È importante sinalizar
que o chumbo é um metal pesado de toxidez comprovada e cumulativa,
que pode ocasionar o envenenamento conhecido como saturnismo*, além
de comprometer o sistema nervoso, a medula óssea e os rins.
A presença desse elemento no organismo interfere nos processos
genéticos ou cromossômicos e produz alterações
na estabilidade da cromatina em cobaias, inibindo o reparo de DNA
e agindo como promotor do câncer. O alumínio, não
é considerado tão tóxico como os metais pesados,
ainda que existam evidências de certa toxidade quando ingerido
em grandes quantidades.
Já o filtro da marca
F apresentou índice de prata 3,4% acima do permitido pela
legislação.
* Saturnismo - Doença causada pela
intoxicação por chumbo, que pode ser mortal a longo
prazo, traduzida por uma anemia resultante da intervenção
direta na síntese da hemoglobina do sangue.
6.6. Manual de instruções
O ensaio tem como objetivo
verificar se todas as informações contidas no manual
de instruções atendem aos critérios da norma,
visando esclarecer quaisquer tipos de dúvidas em relação
ao aparelho em todas suas funções, especificações,
relação de redes autorizadas, serviço de atendimento
ao cliente, etc.
Segue, abaixo, listagem
de aparelhos e seus resultados, onde o aparelho é considerado
Conforme quando em seu manual constam todas as informações
necessárias ao consumidor (dados do fabricante, informações
sobre instalação e uso, garantia do produto, disponibilidade
de peças e serviços, rede autorizada, etc).
Marca
|
Resultado
|
Principais Não
Conformidades Detectadas
|
A
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
os seguintes itens: nome, endereço, telefone, fax,
endereço eletrônico do fabricante, detalhes sobre
a instalação e uso, incluindo diagrama esquemático
das conexões e tubulação existente e
garantia.
Manutenção
e limpeza: não informa sobre disponibilidade de peças
e serviços, conservação e limpeza do
aparelho, relação de endereços da rede
autorizada, capacidade e vida útil do aparelho.
|
B
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
os seguintes itens: nome, endereço, telefone, fax,
endereço eletrônico do fabricante, detalhes sobre
a instalação e uso, incluindo diagrama esquemático
das conexões e tubulação existente, garantia,
volume de água a ser desprezado,
Manutenção
e limpeza: não informa sobre capacidade e vida útil
nominais, número do lote e/ou data de fabricação.
|
C
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
os seguintes itens: vazão recomendada, garantia, volume
de água a ser desprezado.
Manutenção
e limpeza: Não informa sobre conservação
e limpeza do aparelho, capacidade e vida útil nominais.
|
D
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
instalação e uso, incluindo diagrama esquemático
das conexões e tubulação existente e
volume de água a ser desprezado.
Manutenção
e limpeza: não informa sobre conservação
e limpeza do aparelho.
|
E
|
Não Conforme
|
Não contém manual de
instruções.
|
F
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: capacidade e vida útil
nominais e requisitos elétricos, quando aplicável.
Manutenção
e limpeza: não contém manual de instruções.
|
G
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
os seguintes itens: nome, endereço, telefone, fax e
endereço eletrônico do fabricante, detalhes sobre
a instalação e uso, incluindo diagrama esquemático
das conexões e tubulação
existente, garantia
e volume de água a ser desprezado.
Manutenção
e limpeza: não informa sobre disponibilidade de peças
e serviços, conservação e limpeza do
aparelho,
relação
de endereços da rede autorizada, capacidade e vida
útil nominais.
|
H
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa a
razão social ou endereço do fabricante, o conteúdo
da embalagem, local de instalação, capacidade
e vida útil nominais.
Manutenção
e limpeza: não informa sobre capacidade e vida útil
nominais, número de lote e/ou data de fabricação.
|
I
|
Não Conforme
|
Informações
sobre instalação e uso: não informa sobre
os seguintes itens: nome, endereço, telefone, fax e
endereço eletrônico do fabricante, volume de
água a ser desprezado
Manutenção
e limpeza: não informa sobre capacidade e vida útil.
|
Resultados: Todas as marcas analisadas foram
consideradas Não - Conformes neste ensaio.
6.7. Identificação do Aparelho
e do Elemento Filtrante
O ensaio tem como objetivo
verificar se o aparelho e o elemento filtrante* fornecem ao consumidor
informações que os identifiquem quanto ao modelo,
classificação, data de fabricação, lote,
etc.
O aparelho e o elemento
filtrante devem conter uma marcação permanente fixada
em local acessível e deve conter no mínimo as informações
necessárias conforme a norma NBR 14908:2004.
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados, onde o aparelho e o elemento filtrante
são considerados Conformes quando, constam todas as informações
necessárias.
Marca
|
Resultado Final
|
A
|
Não Conforme
|
B
|
Não Conforme
|
C
|
Não Conforme
|
D
|
Não Conforme
|
E
|
Não Conforme
|
F
|
Não Conforme
|
G
|
Não Conforme
|
H
|
Não Conforme
|
I
|
Não Conforme
|
Resultados: Todas as marcas foram consideradas
Não - Conformes neste ensaio.
* Elemento filtrante é o componente
do filtro ou purificador de água que permite a passagem do
fluido (neste caso a água), retendo os contaminantes.
6.8. Rotulagem
O ensaio tem como objetivo
verificar se todas as informações contidas na embalagem
seguem as exigências estabelecidas por lei, além de
esclarecer o consumidor sobre as características do produto,
como fabricante, modelo, conteúdo de embalagem, etc. Estas
informações devem estar impressas de forma legível
, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados, onde o aparelho é considerado
Conforme quando em seu rótulo e sua embalagem as informações
necessárias estão contidas.
Marca
|
Resultado
|
Principais Não
Conformidades Detectadas
|
A
|
Não Conforme
|
Não informa: razão social
ou endereço do fabricante, capacidade e vida útil
nominais.
Aparelho: nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante: nome do fabricante,
número do lote e/ou data de fabricação.
|
B
|
Não Conforme
|
Não informa:
conteúdo da embalagem, capacidade e vida útil
nominais.
Aparelho: nome comercial
ou modelo do produto, nome do fabricante, número do
lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante:
nome comercial ou modelo do produto, nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
|
C
|
Não Conforme
|
Não informa: o conteúdo
da embalagem, vazão nominal, local da instalação,
capacidade e vida útil nominais.
Aparelho: nome do
fabricante, número do lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante:
nome do fabricante e número do lote e/ou data de fabricação.
|
D
|
Conforme
|
Conforme
|
E
|
Não Conforme
|
Não informa
: conteúdo da embalagem, local de instalação,
capacidade e vida útil nominais.
Aparelho: nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante: nome comercial
ou modelo do produto, nome do fabricante, número do
lote e/ou data de fabricação.
|
F
|
Não Conforme
|
Não informa:
vazão nominal, capacidade e vida útil nominais.
Aparelho: nome do
fabricante, número do lote e/ou data de fabricação,
Elemento filtrante:
nome comercial ou modelo do produto, nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
|
G
|
Não Conforme
|
Não informa: conteúdo
da embalagem, local da instalação, capacidade
e vida útil nominais.
Aparelho: nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante: nome comercial
ou modelo do produto, nome do fabricante, número do
lote e/ou data de fabricação.
|
H
|
Não Conforme
|
Não informa:
razão social ou endereço do fabricante, conteúdo
da embalagem, vazão nominal, local de instalação,
capacidade e vida útil nominais.
Aparelho: nome comercial
ou modelo do produto, nome do fabricante, número do
lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante: nome comercial
ou modelo do produto, número do lote e/ou data de fabricação,
|
I
|
Não Conforme
|
Não informa: razão social
ou endereço do fabricante, conteúdo da embalagem
e local da instalação.
Aparelho: nome do fabricante, número
do lote e/ou data de fabricação.
Elemento filtrante: nome do fabricante,
número do lote e/ou data de fabricação.
|
Resultado: Dos 09 (nove) filtros analisados,
08 (oito) foram considerados Não-Conformes neste ensaio.
* Obs: A norma NBR14908:2004 faz distinção
entre rotulagem e embalagem, estabelecendo que a primeira constitui
marcação no próprio produto e a segunda, constitui-se
pelo invólucro que acopla o produto, ou seja, a caixa.
- Acabamento de Superfície
O aparelho deve apresentar,
em todas as suas partes, acabamento uniforme sem defeitos, tais
como trincas, fissuras, bolhas, rebarbas, cantos vivos, rugosidades,
que indiquem má qualidade de fabricação
e que propiciem risco ao usuário por ocasião da
instalação ou manutenção.
O ensaio tem como objetivo
verificar se o aparelho em seu acabamento não contem
defeitos e irregularidades que possam colocar em risco o consumidor
no manuseio do mesmo.
Segue abaixo listagem
de aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004
onde o aparelho é aprovado quando não contem irregularidades
e defeitos descritos em norma.
Marca
|
Resultado Final
|
A
|
Conforme
|
B
|
Conforme
|
C
|
Conforme
|
D
|
Conforme
|
E
|
Conforme
|
F
|
Conforme
|
G
|
Conforme
|
H
|
Conforme
|
I
|
Conforme
|
Resultado: Todas as marcas foram consideradas
Conformes neste ensaio.
- Verificação da Eficiência
de Retenção de Partículas
Este método se aplica
a qualquer equipamento, dispositivo, sistema, produto e unidade,
destinado a melhorar as características químicas,
físicas, ou microbiológicas da água de uso
doméstico.
O ensaio tem por objetivo
analisar a eficiência de retenção de partículas
em aparelhos purificadores, por pressão, utilizados para
a melhoria da qualidade da água, de uso doméstico,
potável ou bruta (não residuária), de acordo
com a portaria n 1469 do Ministério da Saúde, verificando
se o filtro é capaz de reter partículas (ferrugem,
barro, limo) que possam se desprender das paredes das tubulações
onde os filtros estão instalados.
Classe (P)
|
Tamanho de partícula
m m
|
I
|
>0,5 a < 1
|
II
|
>1 a < 5
|
III
|
>5 a < 15
|
IV
|
>15 a < 30
|
V
|
>30 a < 50
|
VI
|
>50a < 80
|
Segue abaixo listagem de
aparelhos e seus resultados conforme norma NBR 14908:2004, onde
o aparelho é classificado conforme seu percentual de retenção
de partículas.
Marca
|
% de Redução
das Partículas e classe do filtro
|
Resultado Final
|
A
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
B
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
C
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
D
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%*
|
Conforme
|
E
|
Classe I- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
F
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
G
|
Classe III- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
H
|
Classe IV- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
I
|
Classe I- Percentual
de redução de partículas acima de 85%
|
Conforme
|
Resultados: Todas as marcas foram consideradas
Conformes neste ensaio.
*Na embalagem do produto
da marca D, consta a informação de que o mesmo encontra-se
inserido na classe IV, que significa que o produto é capaz
de reter partículas dentro da variação de 15
a 30m . No ensaio realizado, foi demonstrado que a capacidade
deste produto está de acordo com a classe III e não
IV, pois ele consegue reter partículas menores, na variação
de 05 a 15 m ,, o que é melhor para o consumidor, significando
que pequenas partículas não passarão pelo elemento
filtrante e, em conseqüência para a água.
Resultado Geral
A tabela apresentada a seguir
descreve os resultados obtidos pelas amostras de cada uma das marcas
analisadas e o resultado geral, que revela que as 09 marcas analisadas
apresentaram Não – Conformidades, ou seja, nenhum dos filtros
ou purificadores de água analisados atendem, de maneira integral,
aos ensaios descritos na NBR14908.
Marcas
|
Pressão
Hidrostá-tica
|
Fadiga
|
Redução
de cloro livre
|
Nível
microbio-lógico
|
Extraíveis
|
Manual
de instruções
|
Identifi-cação
|
Rotulagem
|
Acab.
de superfície
|
Retenção
de partículas
|
Resultado
Geral
|
A
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
B
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
C
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
D
|
Não Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
E
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
F
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
G
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
H
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
I
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Não
Conforme
|
Conforme
|
Conforme
|
Não
Conforme
|
Posicionamento dos Fabricantes
Após a conclusão
dos ensaios, os fabricantes que tiveram amostras de seus produtos
analisadas receberam cópias dos laudos de seus respectivos
produtos, enviadas pelo Inmetro, tendo sido dado um prazo de 07
dias úteis para que se manifestassem a respeito dos resultados
obtidos.
A seguir, são relacionados
os fabricantes que se manifestaram formalmente, através de
faxes enviados ao Inmetro, e trechos de seus respectivos posicionamentos:
- Fabricante: B (Marca: B) :
"(...) No momento o
que podemos esclarecer é que o filtro analisado é
o menor filtro de nossa linha e contém apenas 62 gramas de
carvão. O filtro 40 analisado é para baixa pressão
e na vazão de 20 litros por hora, é insuficiente para
retenção do cloro. Nós orientamos nossa clientela
que para obter água para cozinhar ou simplesmente para obter
água filtrada é de até 40 litros por hora,
mas para obtenção de água sem cloro livre,
aconselhamos a menor vazão possível, uns 5 litros
por hora. Prometemo-lhes fazer testes de vazão para retirada
do cloro e confeccionaremos folhetos e adesivos esclarecedores para
melhor entendimento dos consumidores. Quanto à eficiência
da redução do cloro livre, a vazão utilizada
foi excessiva para uma maior redução devido à
pouca quantidade de carvão existente.
Reconhecemos que a amostra
analisada não atende aos requisitos da norma NBR 14908, itens
4.5 e 5 - manual de instruções e rotulagem.
Conclusão: necessitamos
de cerca de seis meses para confecção de manuais,
rótulos, adesivos etc, para que possamos nos enquadrar(...)".
Inmetro: A amostra analisada
não atende aos requisitos da norma NBR 14908, ferindo desta
forma o art.39, VIII do Código de Defesa do Consumidor, que
prevê que "é vedado ao fornecedor de produtos
ou serviços colocar, no mercado de consumo, qualquer produto
ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos
oficiais competentes ou, se normas específicas não
existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas
ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.
Com relação
à vazão, foi realizado ensaio de acordo com o estabelecido
na norma NBR14908:2004.
Desta forma, ao colocar
um produto à disposição do consumidor, o fabricante
deve estar ciente de que seu produto atende aos requisitos normativos
relativos à norma do produto, oferecendo assim um produto
que não afete a saúde e a segurança do consumidor.
- Fabricante: A (Marca: A):
"(...)Quanto aos itens
rotulagem e manual de instruções reconhecemos a importância
e o valor das informações a serem declaradas e por
isso mesmo já fora mudada a embalagem sem sabermos que seriam
analisados. Queremos informar que estamos providenciando um manual
de instruções completo com todas as informações
sobre o produto e a assistência técnica que daqui para
frente acompanharão os filtros dentro das novas embalagens
que estarão de acordo com as necessidades previstas em sua
análise (...)".
Inmetro: A amostra analisada
não atende aos requisitos da norma NBR 14908, ferindo desta
forma o art.39, VIII do Código de Defesa do Consumidor, que
prevê que "é vedado ao fornecedor de produtos
ou serviços colocar, no mercado de consumo, qualquer produto
ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos
oficiais competentes ou, se normas específicas não
existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas
ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro".
Além disso, o filtro
apresentou índice de chumbo superior ao estipulado pela legislação,
metal pesado que pode causar dano à saúde do consumidor.
Em relação
à embalagem, foi enviado pela empresa, produto com nova embalagem,
possuindo informações que não existiam na embalagem
anterior, atendendo ao disposto na norma.
- Fabricante: C (Marca: C) :
"(...) Referente ao
laudo que nos foi enviado dia 15 de março de 2005, consta
que a nossa embalagem não contém termo de garantia
e volume a ser desprezado, o que não está correto.
Nossa embalagem continha
termo de garantia e o volume a ser desprezado está explicito
em forma popular no termo "nos primeiros minutos após
a instalação ou reposição do elemento
filtrante, a água sairá escura, devido ao pó
liberado pelo carvão. Deixe –a fluir até que esteja
totalmente clara". Estas informações contem no
verso da embalagem. Realmente nestas embalagens faltam outras informações
importantes ao consumidor, no que já foram tomadas providências
para que sejam incluídas após nossa certificação
junto a Falcão Bauer/Inmetro que sairá no inicio de
Abril 2005 (...)".
Inmetro: A alegação
da empresa não procede, vez que a norma do produto, NBR14908,
determina que a informação referente ao volume a ser
desprezado deve ser explicitada em litros e, não "de
forma popular", como alega o fabricante. Além disto,
o fabricante fere o art. 6º, III do Código de Defesa do consumidor,
que prevê que " constitui-se direito básico do
consumidor a informação adequada e clara sobre os
diferentes produtos e serviços, com especificação
correta de quantidade, características, composição,
qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".
- Fabricante: E (Marca: E) :
"(...) Já estamos
providenciando as devidas correções, quanto às
informações que devem constar nas embalagens. Nossos
estoques de embalagens atual contemplam aproximadamente 90 dias,
entretanto, estamos providenciando junto ao nosso fornecedor, folhetos
instrutivos que colocaremos dentro das caixas com previsão
para daqui a 15 dias úteis.
Para a marcação
definitiva no produto será necessário retrabalho no
ferramental do corpo e da tampa que aloja o elemento filtrante,
sendo que no próximo lote de produção já
estará normalizado.
Em resposta ao documento
de análise recebido deste respeitável instituto, tomamos
conhecimento que o filtro em questão atende a 14 itens da
rotulagem, sendo que as informações faltantes no manual
de instruções serão incluídas na próxima
revisão, bem como a classificação do produto,
visando a estar em conformidade com a ABNT 14908/2004. A nossa empresa
tem como princípio o total respeito pelas Normas e Regulamentos
Técnicas aplicáveis (...)".
Inmetro: O filtro analisado
não atende ao disposto no art.39, VIII do Código de
Defesa do Consumidor , que prevê que "é vedado
ao fornecedor de produtos ou serviços colocar, no mercado
de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com
as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes
ou, se normas específicas não existirem, pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada
pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização
e Qualidade Industrial – Conmetro".
Antes de colocar um produto
no mercado de consumo, o fabricante deve se informar se há
norma ou regulamento técnico referente ao seu produto e,
caso positivo, estar certo de que atende a todos os requisitos constantes
na norma ou regulamento técnico, de modo a garantir ao consumidor
um produto de qualidade e que não ofereça risco à
sua saúde e segurança.
O filtro analisado apresentou
ainda índice de alumínio e chumbo acima do permitido
pela legislação, o que pode acarretar dano à
saúde do consumidor.
"(...) Em resposta
ao documento de análise recebido deste respeitável
Instituto, tomamos conhecimento que o filtro em questão atende
a 14 itens de rotulagem, sendo que as informações
faltantes no manual de instruções serão incluídas
na próxima revisão, bem como a classificação
do produto, visando a estar em conformidade com a ABNT 14908/2004.
Nossa empresa tem como princípio o total respeito pelas normas
e regulamentos técnicos aplicáveis (...)".
Inmetro: O filtro analisado
não atende ao disposto nos art.39, VIII e 6º, III do Código
de Defesa do Consumidor , que prevêem que "é vedado
ao fornecedor de produtos ou serviços colocar, no mercado
de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com
as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes
ou, se normas específicas não existirem, pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada
pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização
e Qualidade Industrial – Conmetro" e que " constitui-se
direito básico do consumidor a informação adequada
e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação
correta de quantidade, características, composição,
qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".
"(...) A embalagem
do produto adquirido no mercado especifica uma pressão máxima
de 7mca. Tivemos o cuidado de efetuar testes com uma vez e meia
maior do que o especificado, sendo que alguns resultados não
foram positivos. Aliado a isso, adequando ao especificado no ensaio
de fadiga, readequamos a pressão máxima de operação
para ponto de uso e ponto de entrada, reduzindo-a. Reconhecendo
que a pressão máxima estava superior ao normalmente
utilizado em aplicações domésticas, resolvemos
além de reduzí-la, promover alterações
estruturais no produto.
O resultado obtido na prata,
superior ao permitido, não era de conhecimento da Marca F.
Para solucionar esta situação, contatamos o fornecedor
solicitando que o índice de prata fosse reduzido, atendendo
ao determinado na norma.
Com referência ao
manual de instruções, estamos apresentando o novo
manual que atende os requisitos da norma. No sentido de atender
na íntegra todos os requisitos da norma e aproveitando a
certificação dos produtos junto ao Inmetro/Falcão
Bauer, reformulamos todas as embalagens dos produtos destinados
a uso doméstico às exigências estabelecidas
por lei e as da referida norma
A existência do logotipo
referenciado não tinha o objetivo de provocar alguma dúvida
no consumidor, apenas informar que a empresa tinha seu sistema de
qualidade certificado.
Em maio de 2004, após
auditoria externa, fomos alertados no sentido de retirarmos logo
do BVQI+INMETRO existente na embalagem. A sugestão de pôr
etiqueta sobre o mesmo foi acatada nas embalagens antigas e providenciamos
a substituição imediata por um logo criado internamente
que não vinculava o órgão certificador e o
Inmetro, que trazia a seguinte informação: ISO 9001".
Inmetro: O filtro analisado
não atende ao disposto no art. 39, VIII do Código
de Defesa do Consumidor, que prevê que "é vedado
ao fornecedor de produtos ou serviços colocar, no mercado
de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com
as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes
ou, se normas específicas não existirem, pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada
pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização
e Qualidade Industrial – Conmetro".
É importante citar
que as embalagens das amostras dos filtros adquiridas apresentavam
as marcas do Inmetro e do BVQI (organismo), dando ao consumidor
a falsa idéia de que o filtro estava "certificado",
quando na realidade trata-se de certificação de sistema
de gestão.
A certificação
dos sistemas de gestão atesta a conformidade do modelo de
gestão de fabricação e de prestadores de serviço
em relação a requisitos normativos. Os sistemas clássicos
são os sistemas de gestão da qualidade, certificados
com base em critérios estabelecidos pela norma NBR ISO 9000,
e os sistemas de gestão ambiental, certificados conforme
as normas de série NBR ISO 14000.
A filosofia das normas de
gestão é, em geral, a de induzir à organização
por processos, enfatizando as ações de prevenção
de defeitos.
A certificação
de sistemas de gestão garante que a organização
funciona de maneira consistente, preocupada com a qualidade, ou
com o meio ambiente, e que seus empregados têm noção
clara de como obter a qualidade, ou como preservar o meio ambiente.
Obs: Os demais fabricantes não se
posicionaram sobre os laudos enviados.
Informações ao Consumidor
Embora não
seja obrigatório, existem no mercado um grande número
de filtros e purificadores de água certificados pelo
INMETRO. A marca de conformidade, composta pelo logo do Inmetro
e pelo logo do organismo, presente na embalagem, é
a garantia de que o produto está de acordo com normas
ou regulamentos técnicos e de que tem as qualidades
declaradas pelo fabricante.
O selo indica também
a eficiência do produto e a classificação
quanto a sua capacidade de retenção de partículas,
redução de cloro livre e eficiência bacteriológica
(ajuda na redução de bactérias). O consumidor
deve observar quais são as informações
explicitadas no selo.
Quando o aparelho
é elétrico, é obrigatório que
ele tenha o selo de segurança elétrica e construtiva.
Portanto, é importante que o consumidor conheça
ambas as marcas.
Figura
1- Selo de certificação voluntária dos
aparelhos para a melhoria de qualidade da água.
Figura
2- Selo Inmetro de certificação compulsória
para os aparelhos elétricos (filtros que apresentam
parte elétrica).
Conclusões
Os resultados obtidos nessa análise
revelaram uma tendência de Não - Conformidade
nos filtros e purificadores de água disponíveis
no mercado nacional. Nenhuma das amostras das marcas analisadas
apresentou Conformidade em relação a todos os
ensaios descritos na norma NBR 14908.
Todas
as marcas apresentaram Não - Conformidade no ensaio
de rotulagem, deixando claro que o consumidor não detém
as informações necessárias que possam
subsidiar a sua escolha no momento da decisão de compra,
porém, o ensaio que se demonstrou mais crítico
foi o de extraíveis, pois 03 (três) marcas apresentaram
índices de chumbo, alumínio e prata acima dos
limites permitidos pela legislação.
Ainda neste sentido,
é importante que o consumidor, no momento da decisão
de compra, dê preferência aos produtos que contenham
a marca de conformidade.
O
Inmetro enviará os laudos para o Departamento de Proteção
e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça
e para os Ministérios Públicos estaduais para
que sejam tomadas as devidas providências.
Divulgação
DATA
|
AÇÕES
|
03/07/2005
|
Divulgação no Programa Fantástico
da Rede Globo de Televisão
|
Veja Também:
Filtro
de Água
|