.: Bolas de Futebol :. Objetivo Objetivo
A apresentação dos resultados obtidos nas análises realizadas em diversos produtos e serviços consiste em uma das etapas do Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e que tem por objetivos: a) prover mecanismos para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos e serviços aos Regulamentos e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, levando em consideração outros atributos o produto além do preço, tornando-o mais consciente de seus direitos e responsabilidades; b) fornecer subsídios para a indústria nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos, tornando-a mais competitiva; c) diferenciar os produtos disponíveis no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência mais equalizada; d) tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria da qualidade da indústria nacional. Deve ser destacado que as análises coordenadas pelo Inmetro, através do Programa de Análise de Produtos, não têm caráter de fiscalização, e que esses ensaios e verificações não se destinam à aprovação de um produto ou serviço. O fato de um produto ou serviço analisado estar ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência em termos de qualidade. Além disso, as análises têm caráter pontual, ou seja, são uma “fotografia” da realidade, pois retratam a situação naquele período em que as mesmas são conduzidas.
JustificativaO Programa de Análise de Produtos foi criado em 1996, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, mais especificamente de um de seus subprogramas, denominado Conscientização e Motivação para a Qualidade e Produtividade, que refletia a necessidade de criar, no país, uma cultura voltada para orientação e incentivo à Qualidade, e que tinha por objetivo promover a educação do consumidor e a conscientização dos diferentes setores da sociedade. Nesse contexto, o Programa de Análise de Produtos cumpre sua função de disseminar informações técnicas de interesse da sociedade ao coordenar uma análise que envolve a avaliação da tendência da qualidade, no mercado, de amostras de diferentes marcas de bolas oficiais de futebol, tendo por base o documento oficial adotado pela Fifa como padrão para as regras do jogo. O objetivo é mostrar a importância de se realizar medições de forma correta, utilizando como meio uma das grandes paixões dos brasileiros: o futebol. Trata-se, portanto, de uma análise com caráter educativo, na medida em que procura mostrar, para o cidadão comum, a relevância da metrologia na sua vida cotidiana. Este relatório apresenta a descrição
das principais etapas desta análise, os ensaios, os resultados
obtidos e as conclusões do Inmetro sobre o assunto. MetrologiaA palavra metrologia deriva do grego, da junção das palavras metron (medida) e logos (ciência). Metrologia é, portanto, a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. No Brasil, cabe ao Inmetro atuar em duas áreas da Metrologia1: A Metrologia Científica tem por atribuição principal manter as unidades fundamentais de medida, realizar sua rastreabilidade - ou seja, sua comparação aos padrões internacionais - e disseminar esses padrões até as indústrias e o comércio. A Metrologia Legal, por sua vez, objetiva assegurar garantia metrológica aos relacionamentos econômicos, ou seja, proteger o consumidor, durante as relações de consumo, no que se refere às unidades de medida. Na prática, isso tem efeitos profundos na vida do consumidor, pois é através da Metrologia que se procede à verificação de produtos relacionados a medições em saúde, segurança e no comércio. Seguem alguns exemplos de como a Metrologia Legal impacta na vida cotidiana:
Normas e Documentos de Referência
Responsabilidade pelas MediçõesAs medições foram realizadas por técnicos da Divisão de Instrumentos de Medição no âmbito da Segurança e do Trânsito, vinculada à Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro. Marcas AnalisadasPor se tratar de uma verificação
da tendência da qualidade do produto no mercado, não
é necessário comprar todas as marcas disponíveis
no mercado de consumo.
Medições RealizadasPressão Segundo o documento "Regras do Jogo",
no qual estão estabelecidos os parâmetros oficiais
aos quais devem atender o campo, equipamentos e acessórios
para a prática do futebol, a bola oficial deve ter pressão
entre 0,6 e 1,1 atmosferas 4.
Peso O documento "Regras do Jogo" estabelece
que a bola de futebol oficial tem peso não inferior a 410g
e não superior a 450g.
Resultado: Todas as marcas analisadas tiveram amostras consideradas conformes. Circunferência A bola de futebol oficial, de acordo com
o documento "Regras do Jogo", deve ter circunferência
entre 68 e 70cm.
(*) A amostra
da bola Topper apresentou, para a circunferência, o resultado
de 67,5cm, o que a classificaria como Não Conforme. No entanto,
nas 10 medições realizadas, o valor encontrado diminuiu
após cada medição, podendo-se concluir que
a amostra apresentava algum vazamento de ar. Após a repetição
do ensaio, foi observado o mesmo comportamento da amostra, tendo
sido descartados, por este motivo, os resultados encontrados e o
ensaio considerado "Não Aplicável". Resultado GeralAs tabelas apresentadas a seguir descrevem os resultados obtidos nas medições realizadas em cada amostra analisada:
Estes resultados mostram que todos as marcas analisadas atenderam aos parâmetros estabelecidos no documento "Regras do Jogo" e adotados pela Fifa.
Posicionamento Dos FabricantesApós a conclusão
dos ensaios, os fabricantes que tiveram amostras de seus produtos
analisadas receberam cópias dos relatórios de ensaios
contendo seus respectivos resultados, enviadas pelo Inmetro, tendo
sido dado um prazo para que se manifestassem a respeito dos resultados
obtidos. Marca: Umbro "(...) Fornecedor:
Paquetá Bahia Ltda. "(...) "(...) não há discordância de nossa parte quanto aos resultados obtidos, mantidos os dados constantes do documento anexo. (...)" Os demais fornecedores não enviaram posicionamento. ConclusõesOs resultados obtidos na
análise de bolas de futebol permitem concluir que há
tendência de conformidade nos produtos disponíveis
no mercado de consumo, pois as amostras das 08 marcas analisadas
atenderam aos requisitos estabelecidos no documento "Regras
do Jogo", adotado pela Fifa como guardião das regras
do futebol. Veja Também:
|