.: Bandeira do Brasil II :.
Objetivo
Justificativa
Normas e Documentos de Referência
Laboratório Responsável pelos
Ensaios
Marcas Analisadas
Ensaios Realizados e Resultados
Obtidos
Informações para o Consumidor
Posicionamento dos Fabricantes
Conclusões
Objetivo
A apresentação dos resultados
obtidos nos ensaios realizados em amostras de bandeira do Brasil consiste
em uma das etapas do Programa de Análise de Produtos,
coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e que tem por objetivos:
a) prover mecanismos
para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre
a adequação dos produtos e serviços aos Regulamentos
e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça
escolhas melhor fundamentadas, levando em consideração
outros atributos do produto além do preço, tornando-o
mais consciente de seus direitos e responsabilidades;
b) fornecer subsídios para a indústria nacional
melhorar continuamente a qualidade de seus produtos, tornando-a
mais competitiva;
c) diferenciar os produtos disponíveis no mercado
nacional em relação à sua qualidade, tornando
a concorrência mais eqüalizada;
d) tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria
da qualidade da indústria nacional.
Deve ser destacado que as análises
coordenadas pelo Inmetro, através do Programa de Análise
de Produtos, não têm caráter de fiscalização,
e que esses ensaios não se destinam a aprovar marcas, modelos
ou lotes de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não
de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento
técnico indica uma tendência do setor em termos de qualidade.
Além disso, as análises têm caráter pontual,
ou seja, são uma "fotografia" da realidade, pois
retratam a situação do mercado naquele período
em que as mesmas são conduzidas.
Justificativa
A análise realizada em diferentes
amostras de bandeiras do Brasil vai ao encontro das diretrizes do
Programa de Análise de Produtos, no que diz respeito à
seleção de produtos consumidos intensiva e extensivamente
pela população, sejam elas oficiais ou não,
em particular em períodos comemorativos, na maioria das vezes
relacionados aos esportes, ou datas festivas, tais como a Copa do
Mundo de futebol, as Olimpíadas, independência do Brasil
e o dia da Bandeira.
Um outro aspecto desta análise é demonstrar a importância
da metrologia no dia a dia da sociedade. A maioria dos brasileiros
desconhece que a fabricação da Bandeira Nacional obedece
a critérios estabelecidos na legislação brasileira.
São padrões definidos para todas as figuras geométricas:
o retângulo, losango e o círculo.
Existem diferentes versões da Bandeira Nacional, antes da
que conhecemos, que foi instituída logo após a proclamação
da República, no dia 15 de novembro de 1889. A Bandeira Nacional
ainda sofreu algumas influências da bandeira utilizada nos
tempos do Império, e a frase "Ordem e Progresso"
inspira-se diretamente no lema do autor do movimento positivista
Auguste Comte, ocorrido na França, no século XIX:
"o amor por princípio e a ordem por base; o progresso
por fim".
As quatro cores da Bandeira Nacional representam, simbolicamente,
as famílias reais das quais descende D.Pedro I, idealizador
da Bandeira do Império. Com o passar do tempo, esta informação
foi sendo substituída por uma adaptação feita
pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar
as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu
e o branco a paz que deve reinar no Brasil1.
As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem
ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às
8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889. As 27 estrelas
da nossa bandeira foram inspiradas nas constelações
presentes no céu do Rio de Janeiro. As estrelas representam
simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal2. Num total de
nove constelações. São elas: Cão Maior,
Cão Menor, Carina, Cruzeiro do Sul, Escorpião, Hidra
Fêmea, Oitante, Triangulo Austral e Virgem.3
De acordo com a legislação brasileira que trata da
Bandeira Nacional, seu hasteamento deve ser realizado pela manhã
e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta
à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É
obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos
(escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições
públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios
do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é
exposta em situações em que o Brasil é representado
diante de outros países como, por exemplo, em congressos
internacionais e encontros de governos.
Em 1998, o Inmetro analisou as bandeiras nacionais expostas à
venda na época, com relação aos aspectos dimensionais.
Naquele momento, todas as marcas analisadas foram consideradas não
conformes aos requisitos dimensionais estabelecidos pela legislação
brasileira.
Este relatório contém informações sobre
as amostras analisadas, os ensaios realizados, apresenta e discute
os resultados obtidos, além de fornecer informações
úteis para o consumidor para o entendimento do significado
do seu símbolo nacional e para orientá-lo para realizar
uma compra satisfatória, ao observar se a bandeira brasileira
a ser adquirida esteja de acordo com as especificações
técnicas.
Normas e Documentos de Referência
Lei n° 5.700, de 1
de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação
dos Símbolos Nacionais e dá outras providências;
Lei 8.078, de 11 de setembro
de 1990, do Ministério da Justiça (Código
de Proteção e Defesa do Consumidor).
Laboratório Responsável pelos Ensaios
Os ensaios ficaram sob a
responsabilidade da Diretoria de Metrologia Legal - Dimel, do Inmetro,
cujos laboratórios ficam localizados em Xerém, distrito
do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Marcas Analisadas
As amostras das bandeiras
selecionadas para análise foram compradas no Rio de Janeiro,
a partir de uma pesquisa de mercado. Foram selecionadas amostras
de bandeiras nacionais de 7 fornecedores diferentes, conforme pode
ser observado na Tabela 1.
Tabela 1 - Marca de Bandeiras que tiveram amostras analisadas
|
Marca
|
Fabricante
|
Tamanho medido (cm)
|
Material
|
Preço
|
Marca A
|
Fabricante A
|
90,0 x 139,0
|
têxtil
|
R$ 49,90
|
Marca B
|
Fabricante B
|
96,0 x 128,6
|
têxtil
|
R$ 29,00
|
Marca C
|
Fabricante C
|
91,5 x 129,5
|
têxtil
|
R$ 29,00
|
Marca D
|
Fabricante D
|
179,0 x 260,6
|
têxtil
|
R$ 119,90
|
Marca E
|
Fabricante E
|
50,5 x 66,7
|
plástico
|
R$ 0,70
|
Marca F
|
Fabricante F
|
89,1 x 129,7
|
têxtil
|
R$ 50,50
|
Marca G
|
Fabricante G
|
93,0 x 134,0
|
têxtil
|
R$ 27,00
|
Ensaios Realizados e Resultados Obtidos
Simulando a compra feita
pelo consumidor, o Inmetro adquiriu, no mês de maio de 2006,
uma amostra de cada uma das marcas selecionadas. Essa amostragem
foi definida pelo laboratório como sendo a quantidade mínima
necessária para a realização do ensaio realizado,
que foi a avaliação dimensional das bandeiras. O objetivo
deste ensaio é de avaliar se as bandeiras seguem os tamanhos
padrões, como especifica a legislação, ou ainda,
se as proporções exigidas pela legislação
são obedecidas.
De acordo com a legislação, as bandeiras podem ter
tamanhos diversos, e podem ser classificadas em tipos:
· Tipo 1 (bandeira
cuja largura possui 45 cm de largura);
· Tipo 2 (bandeira cuja largura do pano ou outro material
possui 90 cm de largura. A bandeira de tipo dois possui o dobro
da largura da bandeira do tipo 1);
· Tipo 3 (bandeira cuja largura possui 135 cm de largura.
A bandeira do tipo três possui o triplo da largura da bandeira
do tipo 1) e assim por diante, conforme a tabela abaixo.
Tipo
|
Tamanho da Largura
|
1
|
45 cm
|
2
|
90 cm
|
3
|
135 cm
|
4
|
180 cm
|
Outros até 7
|
Múltiplos de 45 cm
|
As bandeiras fabricadas
com dimensões maiores ou menores, ou intermediários,
conforme as condições de uso, devem obedecer, entretanto,
as devidas proporções especificadas pela legislação,
demonstradas abaixo:
Tabela 2 - Proporções das Dimensões
|
Fator
|
Largura (L)
|
14xM
|
Comprimento (C)
|
20xM
|
Distâncias dos vértices do losango
ao quadro extremo (1)
|
1,7xM
|
Raio do círculo azul
|
3,5xM
|
Largura da faixa branca
|
0,5xM
|
Para se determinar esses valores, devemos
realizar as seguintes etapas:
1- dividir a largura medida da bandeira
por 14. O valor encontrado será considerado uma medida ou
módulo (M);
2- A esse módulo serão multiplicados fatores que nos
darão as outras medidas que a bandeira deve ter, conforme
demostrado na tabela acima. Essas proporções das medidas
que a bandeira deve ter podem também ser observadas no desenho
abaixo.
A tabela apresentada aqui
descreve os resultados obtidos pelas amostras de cada uma das marcas
analisadas e o resultado geral.
Marca
|
Resultado Geral*
|
Marca A
|
Não Conforme
|
Marca B
|
Não Conforme
|
Marca C
|
Conforme
|
Marca D
|
Não Conforme
|
Marca E
|
Não Conforme
|
Marca F
|
Não Conforme
|
Marca G
|
Conforme
|
(*) Considerando um erro
de 10% permitido pelo Inmetro, conforme critério adotado na
primeira análise, realizada em 1998.
Para avaliar as dimensões das
bandeiras adquiridas, o Inmetro considerou as proporções
das dimensões em relação a largura medida na
bandeira, conforme especificado no desenho acima.
Resultado: Das 07 marcas de bandeiras
avaliadas, 05 apresentaram não conformidades em relação
a avaliação dimensional.
São elas: Marca A, Marca B, Marca D, Marca E e Marca F.
Informações ao Consumidor
Para que o consumidor adquira
produtos que atendam às suas expectativas, ele pode observar
algumas características na sua bandeira a fim de que o símbolo
mais representativo da sua nação esteja representado
de acordo com o padrão estabelecido pela legislação
brasileira.
Além disto, é importante que o consumidor observe
se a bandeira, caso seja confeccionada em material têxtil,
apresenta a etiqueta com todas as informações necessárias
disponibilizadas, tais como, nome do fabricante e o CNPJ, instruções
de lavagem, de secagem, de passadoria, entre outras. O Inmetro disponibiliza,
através do site4, cartilha educativa com informações
úteis sobre as etiquetas têxteis, inclusive sobre os
símbolos de conservação e seus significados,
explicando também a importância de se utilizar estas
informações no momento de decidir sobre a sua compra.
A importância maior deste ensaio é observarmos que
a metrologia é imprescindível em vários aspectos
da vida de uma sociedade. No caso desta análise, o trabalho
da metrologia foi de medir as dimensões das bandeiras do
Brasil para observarmos se as amostras do maior símbolo do
país estão sendo comercializadas com a padronização
correta.
A palavra metrologia deriva do grego, da junção das
palavras metron (medida) e logos (ciência). Metrologia é,
portanto, a ciência que abrange todos os aspectos teóricos
e práticos relativos às medições.
No Brasil, cabe ao Inmetro atuar em duas áreas da Metrologia5:
A Metrologia Científica tem por atribuição
principal manter as unidades fundamentais de medida, realizar sua
rastreabilidade - ou seja, sua comparação aos padrões
internacionais - e disseminar esses padrões até as
indústrias e o comércio.
A Metrologia Legal, por sua vez, objetiva assegurar garantia metrológica
aos relacionamentos econômicos, ou seja, proteger o consumidor,
durante as relações de consumo, no que se refere às
unidades de medida.
Na prática, isso tem efeitos profundos na vida do consumidor,
pois é através da Metrologia que se procede à
verificação de produtos relacionados a medições
em saúde, segurança e no comércio.
Seguem alguns exemplos de como a Metrologia Legal impacta na vida
cotidiana:
Marca
|
Resultado Geral*
|
Produtos pré-medidos
|
São os produtos que apresentam indicação
de quantidade que não é medida na presença
do consumidor. Isso é o que garante que uma embalagem
de 1kg de arroz, por exemplo, tenha o peso indicado, dentro
das tolerâncias permitidas.
|
Produtos relacionados à saúde
|
Instrumentos como termômetros clínicos,
medidores de pressão, seringas, eletroencefalógrafos,
eletrocardiógrafos necessitam de confiança metrológica,
sem a qual podem induzir a diagnósticos errados, comprometendo
a saúde das pessoas.
|
Produtos relacionados à segurança
|
Medidores como velocímetros de automóveis,
radares, bafômetros e tacógrafos, entre outros,
são usados para garantir a segurança dos usuários.
|
Comércio
|
Equipamentos como bombas de combustível,
taxímetros, balanças, medidores de energia elétrica
e hidrômetros servem para padronizar as relações
comerciais, no que diz respeito às unidades de medida.
|
Posicionamento dos Fabricantes
Após a conclusão
dos ensaios, os fabricantes e/ou fornecedores que tiveram amostras
de seus produtos analisadas receberam cópias dos laudos de
seus respectivos produtos, enviadas pelo Inmetro, tendo sido dado
um prazo de, no mínimo, 5 dias úteis para que se manifestassem
a respeito dos resultados obtidos.
A seguir, são relacionados os fabricantes que se manifestaram
formalmente, através de faxes, e-mails ou correspondências
enviados ao Inmetro, e trechos de seus respectivos posicionamentos:
Marca A (Empresa: Fabricante A)
"Com relação ao nosso exemplar captado no
mercado por este órgão, a única medida que
apresentou irregularidade segundo tabela constante em vosso fax,
foi o vértice do comprimento de 142 mm, isto se deu devido
ao comprimento da bandeira analisada, estar a maior, mas dentro
dos 10% aceitáveis, que segundo vossa medição
foi 1390 mm.
Nossa empresa está em constante busca pela melhoria da qualidade
de seus materiais e estamos dispostos a participar de reuniões
com o intuito de melhorar e atualizar a normalização
da confecção da bandeira nacional, estamos produzindo
bandeiras há 40 anos, sempre em busca da qualidade total
tanto na utilização de tecidos de elevada qualidade,
usamos corantes de alta solidez (mínimo grau 4) e alta tecnologia
em nosso parque fabril isto resulta em uma bandeira durável
e resistente, com cores vivas e fortes, tanto que nossas bandeiras
são exportadas para diversos países do mundo.
Temos o maior interesse em desenvolver em conjunto uma normalização
que além de medidas ideais, conste principalmente informações
sobre a cor certa (na lei apenas consta verde, amarelo, azul não
há uma referência específica para a tonalidade)
com isso acabamos vendo por aí, mundo afora, nossa bandeira
com cores discrepantes, fora de padrão. É muito salutar
para o mercado uma referência mínima para a solidez
da cor quando exposta ao tempo, com isso o consumidor teria a certeza
que estaria adquirindo a bandeira nacional com a cor oficial e resistente
ao tempo como acontece já em diversos países."
Resposta do Inmetro:
Em relação ao posicionamento
enviado ao Inmetro, recebido em 04 de agosto de 2006, gostaríamos
de destacar que o intuito desta empresa em adequar seu produto à
legislação vai ao encontro dos objetivos deste Programa
no sentido de melhorar continuamente a qualidade dos produtos oferecidos
ao consumidor.
No que diz respeito a colocação feita referente a
participação em processo de desenvolvimento de normalização
e/ou regulamentação, esclarecemos que, caso seja entendimento
do setor produtivo, o Inmetro pode enviar pleito a Associação
Brasileira de Normas Técnicas, fórum nacional de normalização,
no sentido de solicitar a abertura de comissão de estudo
que seria responsável pela elaboração de norma
técnica.
Cabe destacar que o pleito também pode ser feito, individualmente,
por representante do segmento e que qualquer iniciativa no sentido
de estabelecer critérios para o produto deverá, necessariamente,
levar em consideração a legislação atualmente
vigente.
Marca C (Empresa: Fabricante
C)
"A empresa C, tem
tradição no ramo de confecção de bandeiras.
Como elas são feitas manualmente, torna-se impossível
confeccioná-las da mesma forma e medida, possuindo portanto,
uma diferença mínima de tamanho entre elas. De acordo
com a Lei 5.700, a qual possibilita a existência de certa
margem de erro na confecção de bandeiras, a nossa
empresa encontra-se em conformidade com a Lei."
Resposta
do Inmetro:
O Inmetro responde que os resultados
obtidos por esta empresa corroboram com os objetivos deste Programa.
Informamos que a legislação não define nenhuma
tolerância de erro para as bandeiras. O Inmetro, obedecendo
o critério estabelecido na análise anterior e o conceito
de que toda medida possui um erro mínimo, que pode ser referente
ao aparelho ou à execução da medição
, realizada em 1998, utilizou uma tolerância de 10% para os
valores medidos.
Marca B (Empresa: Fabricante B)
"A empresa B possui larga experiência
no ramo de bandeiras por estar no mercado há bastante tempo.
Por apoiarmos o tipo de trabalho feito pelo Inmetro, temos a informar
que realizamos regularmente inspeções em nossos moldes,
de forma a fornecer produtos em perfeitas condições.
Como não encontramos um erro significativo, supomos então
que, como as bandeiras são cortadas manualmente, deve ter
ocorrido uma falha no corte das mesmas num determinado lote, gerando
bandeiras fora das medidas padrões.
Contudo, tomaremos as devidas providências de modo a reforçar
nosso controle de qualidade a fim de prevenir possíveis eventuais
falhas futuras.
Resposta do Inmetro:
O Inmetro responde que o intuito
desta empresa em adequar seu produto à legislação
corrobora com os objetivos deste Programa.
Marca E (Empresa: Fabricante E)
"Em resposta ao fax enviado por
este Instituto à nossa empresa, no dia 1º de Agosto
do corrente ano, nos posicionamos sobre os ensaios realizados em
amostras de Bandeiras Nacionais que comercializamos em nosso estabelecimento
comercial.
As Bandeiras Nacionais que constam no ensaio realizado pela metrologia
no Inmetro não são fabricadas por nossa empresa uma
vez que somos um comércio varejista no ramo de plásticos
em geral que se enquadra somente em adquirir das indústrias
os produtos já devidamente prontos em seu estado final para
revenda no varejo.
Ficamos surpresos com o conteúdo da presente análise
uma vez que primamos em nos salvaguardar, e também ao consumidor,
trabalhando com indústrias fornecedoras idôneas que
sempre primaram pela qualidade e excelência dos produtos.
Causa-nos espanto ainda maior tratando-se do material analisado
(dimensões e módulos) ser de uma fornecedora com a
qual trabalhamos desde a fundação da empresa, ou seja,
há 34 anos.
Esclarecemos que já tomamos as devidas providências,
para sanar tal inconformidade do produto analisado com a Lei que
rege a apresentação dos Símbolos Nacionais,
entrando em contato com a empresa fabricante do produto - Fabricante
E - e colocando-a a par de toda situação para que
assim providencie adequação do produto às medidas
estabelecidas pela Lei nº 5.700."
Resposta do Inmetro:
O Inmetro responde que o intuito
desta empresa em adequar seu produto à legislação
corrobora com os objetivos deste Programa.
Marca D (Empresa: Fabricante D)
"Considerando que as bandeiras
são costuradas (entre os tecidos de suas respectivas cores)
num trabalho de artesanato, a mínima diferença encontrada,
está exatamente nas costuras.
Quanto as dimensões dos vértices, está sendo
corrigido, haja vista que as bandeiras avaliadas (algumas delas
fabricadas no período da copa do mundo), foram utilizadas
mão-de-obra terceirizada, o que não acontece atualmente.
Quanto ao comprimento, possivelmente ao ser avaliada (medida) foi
considerada a "Tralha", como parte da bandeira que tem
a mesma cor verde, atualmente está na cor branca.
Finalmente, informamos que todas as dimensões foram analisadas
e corrigidas em nossa linha de produção."
Resposta do Inmetro:
O Inmetro responde que o intuito
desta empresa em adequar seu produto à legislação
corrobora com os objetivos deste Programa. Informamos que a não
conformidade encontrada na bandeira fabricada por esta empresa ocorreu
somente em relação à medida do vértice
e não em relação ao comprimento, cujos valores
medidos estavam de acordo com a tolerância de 10%, estabelecida
para esta análise.
Marca G (Empresa: Fabricante G)
"Gostaríamos de agradecer vossa
orientação e com certeza providenciaremos novos moldes
com as medidas corretas, para melhor atendermos os nossos clientes."
Resposta do Inmetro:
O Inmetro responde que o intuito
desta empresa em adequar seu produto à legislação
corrobora com os objetivos deste Programa.
Conclusões
Os resultados obtidos nessa
análise revelaram uma tendência de não conformidade
das medidas das bandeiras do Brasil, comercializadas no mercado
do Rio de Janeiro, em relação à legislação
específica, já que das 07 marcas analisadas, 05 apresentaram
não conformidade.
Na análise anterior, em relação a avaliação
dimensional, todas as 12 marcas de bandeiras analisadas foram consideradas
não conformes. Logo, podemos observar que houve uma melhoria
na tendência da qualidade deste setor produtivo, já
que, na análise atual, observamos um resultado de 71% de
não conformidade.
É importante destacar que alguns fabricantes que tiveram
amostras de seus produtos analisadas posicionaram-se questionando
a falta de alguns requisitos que complementariam os especificados
na Lei n° 5.700, dentre os quais podemos citar o padrão
de cor. O Inmetro também verificou que na legislação
não são definidas tolerâncias para as dimensões
medidas. Nesse sentido, caso o setor produtivo manifeste o interesse
em elaborar norma técnica que estabeleça tais especificações,
o Inmetro poderá enviar à ABNT pleito para solicitar
a abertura de comissão de estudo que seria responsável
pela elaboração do documento normativo.
Veja Também:
Bandeira
do Brasil
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