.: Introdução :.

Criada em 2000 para dar assistência direta à presidência do Inmetro no relacionamento com entidades internacionais e apoiar a indústria brasileira nas exportações, como facilitadora para superação de barreiras técnicas, a Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint) vem se consolidando como articuladora de negociações regionais e internacionais e nas ações de cooperação técnica internacional.
A Caint é composta por quatro divisões:

Além das atividades de suporte ao comércio exterior que envolvem questões de regulamentação técnica, normalização e procedimentos de avaliação da conformidade, a Caint articula um conjunto de serviços de intercâmbio e de Cooperação Técnica Internacional por meio de celebração de acordos entre o Inmetro e institutos congêneres estrangeiros, com vistas a fortalecer o comércio internacional do País através do intercâmbio de experiências e demais atividades de assistência técnica com outros países.

Desde 1991, o Inmetro é responsável pela Coordenação Nacional do SGT Nº3 do Mercosul, espelhando-se na política externa e na política industrial, tecnológica e de Comércio Exterior. O SGT Nº 3 é responsável por harmonizar os Regulamentos Técnicos e os Procedimentos de Avaliação da Conformidade, do MERCOSUL, evitando que se constituam barreiras técnicas ao comércio entre os Estados membros (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e destes com os outros países ou blocos econômicos.

A Caint ampliou a inserção internacional do Inmetro por meio da participação em fóruns internacionais e em Acordos de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica. Além do suporte aos ministérios do Desenvolvimento e Comércio Exterior, das Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia em atividades correlacionadas com Metrologia e Avaliação da Conformidade. Este aumento se deu a partir da articulação com as demais diretorias do Inmetro para que as participações em fóruns internacionais representassem uma composição do interesse institucional com o posicionamento brasileiro.