1) Dados Básicos:
Com localização privilegiada na América Central, com saída para o Mar do Caribe e para o Oceano Pacífico, a Nicarágua faz fronteiras com a Costa Rica, Honduras e El Salvador. É o 98º país em extensão e possui os seguintes recursos naturais: ouro, prata, cobre, tungstênio, chumbo, zinco, madeira e pescados.
- Nome Oficial: República da Nicarágua
- Superfície: 121.428 Km2
- Localização: América Central
- Capital: Manágua
- Principais Cidades: Manágua, Matagalpa, Chinandega, León, Masaya, Nueva Segovia e Esteli
- Idioma Oficial: espanhol
- Moeda: Córdoba
- População: 6,15 milhões de habitantes
- Taxa de Alfabetização: 78,0%
- Expectativa de Vida:74,8 anos
- Ranking IDH: 132º
2) Governo:
- Tipo de governo: república
- Capital: Manágua
- Divisões administrativas: 15 departamentos e duas regiões autónomas
- Independência: 15 de setembro de 1.821.
- Sufrágio: com idade igual ou superior a 16 anos de idade é universal e voluntária.
- Poder Executivo: o Chefe de Estado e Chefe de Governo é o Presidente José Daniel Ortega Saavedra, desde 10 de Janeiro de 2007.
- Poder Legislativo: assembleia nicameral nacional
- Poder Judiciário: a Suprema Corte de Justiça é composta por tribunais subordinados, sendo eles: tribunais de apelação, primeira instância civil, criminal e tribunais militares.
3) Acordos Regionais: http://www.sice.oas.org/ctyindex/NIC/NICagreements_e.asp
4) Comércio Exterior:
As vendas da Nicarágua são direcionadas em grande parte aos vizinhos do continente americano, que absorveram 88% do total em 2013; seguidos da União Europeia com 7% e da Ásia com 3%. Individualmente, os Estados Unidos foram o principal destino das vendas da Nicarágua com 45,9% do total em 2013. Seguiram-se: México (13,2%); Venezuela (8,3%); Canadá (7,2%); El Salvador (4,5%) e Honduras (2,8%). O Brasil posicionou-se no 51º lugar entre os compradores da Nicarágua, com 0,02% do total.
Os vizinhos do continente americano são também os principais abastecedores do mercado da Nicarágua. Em 2013, somaram 69% do total, seguidos da Ásia com 22% e da União Europeia com 6%. Individualmente, os Estados Unidos foram o principal fornecedor de bens à Nicarágua com 17,9% do total. Seguiram-se: China (12,5%); Antilhas Holandesas (9,8%); México (9,0%); Costa Rica (8,9%); Guatemala (6,5%); El Salvador (5,2%); Japão (2,9%); e Brasil (2,9%).
5) Principais veículos de comunicação, periódicos e canais televisivos: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-19914143
6) Informações Práticas:
- Telecomunicações:
. Código do Operador Internacional: +505
. Código de Manágua: 2
. Código de Chinandega: 341
. Código de Léon: 311
. Código de Diriamba: 42
- Website do Diário Oficial:
- Pesos e Medidas: sistema métrico decimal.
- Eletricidade: a tensão é de 120 Volts e a frequência de 60 Hertz.
- Tomadas: tipo A e B.
- Fuso Horário: a diferença para o horário oficial do Brasil é de 3 horas. O horário. Hora oficial: GMT-6.
- Períodos recomendados para viagem de negócios: recomenda-se viajar a negócios durante o período março a novembro, evitando os feriados da Semana Santa e das Festas Patronais, pois na última semana de Dezembro e a primeira semana de Janeiro a maioria das empresas está em recesso.
- Visto de entrada: os brasileiros não necessitam de visto para visitar a Nicarágua por até 90 dias, seja para turismo, estudo ou negócio. O viajante (não importa de que país ele é cidadão) que pretende permanecer mais de 90 dias na Nicarágua, seja para turismo, estudo ou negócio, deverá obrigatoriamente solicitar visto, podendo ser obtido na Embaixada.
|