Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Guiana Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela Página Inicial

Produto: 1. INFORMAÇÕES GERAIS

1) Dados Básicos:

O Panamá está localizado na América Central, ladeado pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico, faz fronteiras com Colômbia e Costa Rica. É o 118º maior país em extensão e possui diversos recursos naturais, tais como: cobre, florestas de mogno, pescados e energia.




- Nome Oficial: República do Panamá
- Superfície: 75.517 Km2
- Localização: América Central
- Capital: Cidade do Panamá
- Principais Cidades: Cidade do Panamá, Colón e David
- Idioma Oficial: espanhol
- Moeda: Balboa
- População: 3,72 milhões de habitantes.
- Taxa de Alfabetização: 94,1%
- Expectativa de Vida: 77,6 anos
- Ranking IDH: 65º

2) Governo:

- Tipo de governo: república democrática representativa
- Capital: Cidade do Panamá
- Divisões administrativas: 10 províncias e três territórios indígenas (comarcas).
- Independência: 03 de novembro de 1.903.
- Sufrágio: com idade igual ou superior a 18 anos de idade é universal e obrigatório.
- Poder Executivo: formado pelo Presidente e os Ministros de Estado. O Presidente é eleito por sufrágio universal direto, por um período de cinco anos, assim como o vice-presidente será eleito. O Chefe de Estado e o Chefe de Governo é o Presidente Juan Carlos Varela, desde 1 de Julho de 2014.
- Poder Legislativo: constituído pela Assembleia Nacional do Panamá (anteriormente chamado de Assembleia Legislativa) e sua atividade principal consiste na emissão de leis.

- Poder Judiciário: administra a justiça permanentemente livre e expedita. O Poder Judiciário é composto pelo Supremo Tribunal de Justiça, os Tribunais e os Tribunais estabelecidos por lei, de acordo com a Constituição da República do Panamá.


3) Acordos Regionais: http://www.sice.oas.org/ctyindex/PAN/PANagreements_e.asp

4) Comércio Exterior:

As vendas panamenhas foram direcionadas em grande parte aos vizinhos do continente americano, que absorveram 55,4% do total em 2013; seguidos dos países da Europa com 27,4% e da Ásia com 16,9%. Individualmente, o Equador foi o principal destino das vendas panamenhas com 17,1% do total em 2013, seguida da Rússia (12,7%); Venezuela (12,2%); Guatemala (7,7%); Coreia do Sul (6,8%); e Estados Unidos com 6,2%. O Brasil posicionou-se no 42º lugar entre os compradores do Panamá, com 0,2% do total.

Os países asiáticos são os principais abastecedores do mercado panamenho. Em 2013, somaram 58,6% do total, seguidos do continente americano com 34,3%. Individualmente, Cingapura foi o principal fornecedor de bens para o Panamá, com 18,1% do total. Seguiram-se: China (17,6%); Estados Unidos (17,2%); Japão (15,4%); e Brasil como o 5º principal fornecedor do mercado panamenho, com 7,1% do total.


5) Principais veículos de comunicação, periódicos e canais televisivos: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-19888936

6) Informações Práticas:

- Telecomunicações:
. Código do Operador Internacional: +507

- Website do Diário Oficial: http://www.gacetaoficial.gob.pa/

- Pesos e Medidas: sistema métrico decimal

- Eletricidade: a tensão é de 120 Volts e a frequência de 60 Hertz.

- Tomadas: tipo A e B.

- Fuso Horário: a diferença para o horário oficial do Brasil é de 2 horas. O horário. Hora oficial: GMT-5.

- Períodos recomendados para viagem de negócios: o período indicado para viagens de negócios ao Panamá é de entre os meses de abril e outubro, devendo-se evitar a semana santa, os feriados nacionais de novembro e as festividades natalinas.

- Visto de entrada: como país de destino, é necessário visto de entrada em todos os tipos de passaporte. Como país de trânsito, se a duração do trânsito for superior a 24 horas, é necessário visto de entrada para todos os passaportes. Alternativamente ao visto no passaporte, as autoridades migratórias panamenhas aceitam também o denominado ?Cartão de Turista?, que pode ser obtido junto às agências de viagens ou empresas aéreas, no Brasil, ou no próprio aeroporto, na cidade do Panamá. Esta última alternativa não é recomendável, pois a concessão do cartão de turista não é automática.

América do Sul

 

 
Site Inmetro