Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Guiana Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela Página Inicial

Produto: 1. INFORMAÇÕES GERAIS

1) Dados Básicos:

Ilha localizada no norte da América Central, entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico. É o 106º país em extensão e possui os seguintes recursos naturais: Cobalto, níquel, minério de ferro, cromo, cobre, sal, madeira, sílica e petróleo.




- Nome Oficial: República de Cuba
- Superfície: 110,860 km²
- Localização: América Central
- Capital: Havana
- Principais Cidades: Havana, Santiago de Cuba, Holguín, Villa Clara
- Idioma Oficial: Espanhol
- Moeda: Peso Cubano
- População: 11,2 milhões de habitantes
- Taxa de Alfabetização: 99,8%
- Expectativa de Vida: 79,3 anos
- Ranking IDH: 44º

2) Governo:

- Tipo de governo: estado comunista
- Capital: Havana
- Divisões administrativas: 15 províncias e 1 município especial
- Independência: 20 de maio 1.902
- Sufrágio: com idade igual ou superior a 16 anos de idade é obrigatório e universal.
- Poder Executivo: o Chefe de Estado e Chefe de Governo também é o chamado de Presidente do Conselho de Estado e Presidente do Conselho de Ministros. Desde 24 de fevereiro de 2008, o General Raul Castro Ruz exerce as funções.
- Poder Legislativo: Assembleia Nacional unicameral do Poder Popular

- Poder Judiciário: o Popular Supremo Tribunal Federal é composto pelos seguintes tribunais subordinados: Tribunais Provinciais, Tribunais Regionais e Tribunais Populares.



3) Acordos Regionais: http://www.nti.org/media/pdfs/cuba_3.pdf?_=1381883957

4) Comércio Exterior:

As vendas cubanas são direcionadas em grande parte aos vizinhos do continente americano, que absorveram 40% do total em 2013; seguidos da União Europeia com 35% e da Ásia com 20%. Individualmente, a China foi o principal destino das vendas cubanas com 16,4% do total, seguida do Canadá com 15,7%; da Venezuela com 11,3%; da Espanha com 8,2%; do Reino Unido com 5,9%; da Bélgica com 4,8% e do Brasil com 3,2%.

Os países da União Europeia são os principais abastecedores do mercado cubano. Em 2013, somaram 36% do total, seguidos do continente americano com 34% e da Ásia com 23%. Individualmente, a China foi também o principal fornecedor de bens a Cuba, com 19,6% do total. Seguiram-se: Espanha (15,1%); Brasil (7,5%); Canadá (6,5%); México (5,3%); Estados Unidos (5,1%); e Itália (5,1%).


5) Principais veículos de comunicação, periódicos e canais televisivos: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-19578348

6) Informações Práticas:

- Telecomunicações:
. Código do Operador Internacional: +53
. Código de Havana: 7
. Código de Santiago de Cuba: 22
. Código de Holguín: 24
. Código de Villa Clara: 42

- Website do Diário Oficial: http://www.gacetaoficial.cu

- Pesos e Medidas: sistema métrico decimal

- Eletricidade: a tensão é de 110 Volts e a frequência de 60 Hertz.

- Tomadas: tipo A e B.

- Fuso Horário: em relação ao horário oficial de Brasília, há diferença de uma hora menos em relação ao horário oficial de Brasília, à exceção dos meses entre outubro e fevereiro quando se estabelece, por força do horário de verão no Brasil, a defasagem de duas horas menos. Hora oficial: GMT - 4 horas.

- Períodos recomendados para viagem de negócios: é interessante evitar a época ciclônica que decorre de Junho a Novembro, sendo os meses de Setembro a Outubro os de maior risco. O período de feriados nacionais também não é ideal para viagens.

- Visto de entrada: o visto de turista é válido por 30 dias e pode ser prorrogado para mais 30 dias. Os documentos necessários são: passaporte válido, formulário de pedido de visto de turismo, fotocópia da passagem com data de chegada e retorno e comprovante de pagamentos das taxas estabelecidas.

América do Sul

 

 
Site Inmetro