Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Guiana Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela Página Inicial

Produto: 1. INFORMAÇÕES GERAIS

1) Dados Básicos:

Localizado na parte oeste da América do Sul e banhado pelo Oceano Pacífico, o Equador faz fronteira com a Colômbia e com o Peru. É o 74º país em extensão e possui diversos recursos naturais, tais como, entre outros: Petróleo, peixe, madeira e energia hidrelétrica.




- Nome Oficial:República do Equador
- Superfície: 276.840 Km²
- Localização: América do Sul
- Capital: Quito
- Principais Cidades: Guayaquil, Quito, Cuena, Santo Domingo, Machala, Manta
- Idioma Oficial: Espanhol
- Moeda: Dólar Americano
- População: 15,78 milhões de habitantes.
- Taxa de Desemprego: 4,7%
- Taxa de Alfabetização: 91,9%
- Expectativa de Vida: 75,8 anos
- Ranking IDH: 89º

2) Governo:

- Tipo de governo: república presidencialista
- Capital: Quito
- Divisões administrativas: 24 províncias
- Independência: 24 de maio de 1.822.
- Sufrágio: com idade igual ou superior a 18 anos e até 65 anos é universal e obrigatório.
- Poder Executivo: : o Chefe de Estado e Chefe de Governo é o Presidente Rafael Correa Delgado, desde 15 de janeiro de 2007.
- Poder Legislativo: Assembleia Nacional unicameral.

- Poder Judiciário: a Suprema Corte é composta pelo Tribunal Nacional de Justiça e Corte Constitucional. Os Tribunais Subordinados são compostos pelo Tribunal Fiscal, Campos de Solução de Controvérsias de eleição, tribunais provinciais e tribunais cantonais.


3) Acordos Regionais:

4) Comércio Exterior:

As vendas equatorianas foram direcionadas em grande parte aos vizinhos do continente americano, que absorveram 74,3% do total em 2013; seguidos da Europa com 16,4% e da Ásia com 8,3%. Individualmente, os Estados Unidos foi o principal destino das vendas do Equador com 44,6% do total em 2013, seguidos do Chile (9,9%); Peru (7,5%); Colômbia (3,7%). O Brasil posicionou-se no 21º lugar entre os compradores do país, com 0,5% do total.

Os países do continente americano são os principais abastecedores do mercado equatoriano. Em 2013, somaram 56,9% do total, seguidos da Ásia com 30,1%. Individualmente, os Estados Unidos foi também o principal fornecedor de bens para o Equador, com 25,2% do total. Seguiram-se: China (16,7%); Colômbia (8%); Panamá (4,8%); México (4,3%).

O Brasil posicionou-se no 8º lugar entre os fornecedores do mercado equatoriano, com 3,4% do total.


5) Principais veículos de comunicação, periódicos e canais televisivos: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-19401181

6) Informações Práticas:

- Telecomunicações:
. Código do Operador Internacional: +593
. Código de Cuenta: 7
. Código de Guaiaquil: 4
. Código de Quevedo: 5
. Código de Quito: 2

- Website do Diário Oficial: http://www.registroficial.gob.ec/

- Pesos e Medidas: sistema métrico decimal.

- Eletricidade: 120 Volts / 60 Hz

- Tomadas: tipo A e B

- Fuso Horário: a diferença entre o horário oficial equatoriano e o horário oficial do Brasil é de 2 horas. O horário de Brasília está 2 horas a mais que o horário de Quito. Hora oficial: GMT-5.

- Períodos recomendados para viagem de negócios: os meses de março, na Costa, e de agosto, na Serra, são meses de férias, além de dezembro, pelas festividades de fim de ano. Esses meses não são recomendados para viagens de negócios no Equador. Todos os outros meses podem ser aproveitados para visitas de negócios. É recomendável marcar entrevistas previamente.

- Visto de entrada: os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar no Equador, desde que sua permanência não seja superior a 90 dias. Se o motivo da viagem for a assinatura de um contrato com uma entidade oficial, é recomendável obter o visto em qualquer um dos Consulados do Equador no Brasil.

América do Sul

 

 
Site Inmetro