Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Guiana Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela Página Inicial

Bolvia

Produto: 1. INFORMAÇÕES GERAIS

1) Dados Básicos:

Localiza-se na América do Sul, faz fronteira com Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Chile. É o 28º país em extensão e possui os seguintes recursos naturais: Estanho, gás natural, petróleo, zinco, tungstênio, antimônio, prata, ferro, chumbo, ouro, madeira e recursos hídricos.




- Nome Oficial: Estado Plurinacional da Bolívia
- Superfície: 1.098.581 Km²
- Localização: América do Sul
- Capital: La Paz
- Principais Cidades: Santa Cruz, El Alto, La Paz, Cochabamba, Sucre, Oruro, Tarija, Aymara
- Idioma Oficial: Espanhol, Quechua, Aymara
- Moeda: Boliviano Boliviano
- População: 11,404 milhões de habitantes
- Taxa de Desemprego: 6,4%
- Taxa de Alfabetização: 91,2%
- Expectativa de Vida: 67,3 anos
- Ranking IDH: 113º

2) Governo:

- Tipo de governo: República Presidencialista
- Capital: La Paz (capital administrativa) e Sucre (capital constitucional)
- Divisões administrativas: 9 departamentos
- Independência: 6 de Agosto de 1825.
- Sufrágio: a partir dos 18 anos de idade, universal e obrigatório.
- Poder Executivo: o Chefe de Estado e Chefe de Governo é o Presidente Juan Evo Morales Ayma, desde 22 de Janeiro de 2006.
- Poder Legislativo: bicameral; a Assembleia Legislativa Plurinacional consiste em Câmara de Senadores e Câmara dos Deputados.

- Poder Judiciário: a Suprema Corte é composta pelo Tribunal Constitucional Plurinacional e Órgão Eleitoral Plurinacional. Os tribunais subordinados são: Tribunal Agro-ambiental, Conselho da Magistratura e Tribunais Distritais.


3) Acordos Regionais: http://www.sice.oas.org/ctyindex/BOL/BOLagreements_e.asp

4) Comércio Exterior:

As vendas da Bolívia são direcionadas em grande parte aos vizinhos da América, que absorveram 82,2% do total em 2013; e seguidos do continente asiático com 9,6%. Individualmente, o Brasil foi o principal destino das vendas bolivianas com 37,7% do total em 2013. Seguiram-se: Argentina (16,6%); Estados Unidos (12,4%); Colômbia (5,2%); e Venezuela (3,6%).

Os países vizinhos da América são também os principais abastecedores do mercado boliviano. Em 2013, somaram 73% do total, seguidos do continente europeu com 13,6% e da Ásia com 13,3%. Individualmente, o Chile foi o principal fornecedor de bens a Bolívia com 22,7% do total. Seguiram-se: Brasil (20,5%), como segundo principal fornecedor de bens ao mercado boliviano; Estados Unidos (12,4%); Argentina (10,6%); China (7,1%); e Japão (3%).


5) Principais veículos de comunicação, periódicos e canais televisivos: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-18729332

6) Informações Práticas:

- Telecomunicações:
. Código do Operador Internacional: +591
. Código de Cochabamba: 14. 42 ou 411
. Código de La Paz: 2, 12 ou 811
. Código de Santa Cruz de la Sierra: 3. 13 ou 911

- Website do Diário Oficial: http://www.gacetaoficialdebolivia.gob.bo/

- Pesos e Medidas: sistema métrico decimal

- Eletricidade: a tensão é de 220 Volts e a frequência: 50 Hertz.

- Tomadas: tipo A e C

- Fuso Horário: GMT -4 horas

- Visto de entrada: os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar na Bolívia em viagens de caráter turístico. Eles podem permanecer em território boliviano por 30 dias corridos, desde que em exercício de atividades não remuneradas ou lucrativas. Apesar da não necessidade de visto, os cidadãos brasileiros devem, entretanto, estar portando RG com foto de acordo com aparência atual ou passaporte vigente.

O Visto de Objeto Determinado pode ser concedido para as seguintes situações:

. Trabalho É concedido por trinta (30) dias corridos, para desenvolver atividades remuneradas ou lucrativas, com ou sem relação de dependência, em território boliviano e habilita a tramitar a permanência ante a Direção Geral de Migração;

. Trabalho transitório É concedido por até cento e oitenta (180) dias corridos, para desenvolver atividades remuneradas ou lucrativas por conta própria ou em relação de dependência; ou realizar atividades em virtude de acordos ou convênios estatais ou privados em território boliviano. Em caso de acordos ou convênios acadêmicos estatais ou privados, habilita a tramitar a permanência transitória por intercâmbio acadêmico ante a Direção Geral de Migração por um período similar;

. Família: é concedido por trinta (30) dias corridos, a pessoas estrangeiras que tenham vínculos de parentescos com cidadãos do território boliviano, habilitando a tramitar a permanência transitória por objeto determinado ou permanência temporal ante a Direção Geral de Migração.

América do Sul

 

 
Site Inmetro